Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Comissão da CEDEAO lança II edição do Programa de Apoio à Pesquisa e Inovação

Cidade da Praia, 31 Jul (Inforpress) – Os pesquisadores de Cabo Verde podem candidatar-se, até ao dia 30 de Agosto, à II edição do Programa de Apoio à Pesquisa e Inovação (PARI) lançado pela Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

O PARI é um programa competitivo para promover a excelência científica que subsidia dois melhores projectos de pesquisa apresentados pelas equipas de pesquisa da região, através de candidaturas.

Segundo o regulamento do concurso a que a Inforpress teve acesso hoje, podem candidatar-se a este financiamento instituições de pesquisa ou laboratórios no Estado-Membro da CEDEAO, (Cabo Verde, Bénin, Burkina Faso, Côte d’Ivoire, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Libéria Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo), que trabalham no campo da pesquisa em ciência, tecnologia e inovação.

O PARI tem como objectivos específicos o financiamento da investigação numa base competitiva de projectos de investigação que contribuam para a luta contra a pobreza e ter impacto no desenvolvimento da região, promover a mobilidade dos pesquisadores através do desenvolvimento de projectos regionais.

Apoiar laboratórios de pesquisa para fortalecer as suas capacidades (equipamento e conectividade), acesso à formação, contribuir para aumentar a capacidade dos jovens pesquisadores para garantir a próxima geração de cientistas das instituições de pesquisa dentro da região, são outros objectivos.

De acordo com o mesmo documento, este programa é implementado para responder aos “muitos desafios” do sector da investigação, nomeadamente, “obsolescência e degradação de equipamentos e infra-estrutura, baixa produção de pesquisadores, desenvolvimento programas de pesquisa regional”.

O PARI está incluído no Plano de Acção para Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação da CEDEAO e está em estreito alinhamento com Quadro Estratégico Comunitário (2016-2020), a Estratégia da União Africana sobre Ciência, Tecnologia e Inovação (STISA), a Agenda 2063 da União Africana e o Programa de Objectivos de Desenvolvimento Sustentável  (ODS-30).

As candidaturas podem ser submetidas até o dia 30 de Agosto através do email: eescdrsi@gmail.com.

AM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos