Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Comércio Externo: Preços dos produtos importados aumentaram 1,4% em Junho de 2021

Cidade da Praia, 22 Jul (Inforpress) – Os preços dos produtos importados aumentaram 1,4% em Junho de 2021, valor superior em 1,2 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com os dados do Índice de Preços do Comércio Externo, a taxa de variação mensal dos preços dos produtos exportados fixou-se em 0,2% em Junho de 2021, valor superior em 1,0 p.p. face ao registado no mês anterior.

A taxa de variação mensal registada pelo Índice de Termos de Troca foi de -1,2%, diminuindo 0,2 p.p. face ao valor registado no mês anterior.

Em Junho de 2021, o índice de preços de importação situou-se em 94,6% tendo registado um acréscimo de 1,4% relativamente ao mês anterior. Por outro lado, os índices subjacentes e o volátil na importação aumentaram 1,6% e 1,0%, respectivamente, face ao mês anterior.

Os aumentos dos preços ocorreram em bens intermédios (4,1%), justificada essencialmente pela subida dos preços de produtos transformados para a indústrias várias (24,8%), bens de capital (1,5%), explica-se pela subida de preços de máquinas (3,0%) e combustíveis (1,5%), que fundamenta-se com a subida da única subcategoria denominada combustíveis (1,5%).

As diminuições dos preços ocorreram na categoria de bens de consumo (-0,1%), derivadas à descida de preços de material de transporte (-5,1%).

Em termos homólogos, o índice de preço da importação diminuiu 2,7% relativamente ao mês de Junho de 2020, em que os índices subjacente e volátil na importação registaram decréscimos de 2,9% e 2,3%, respectivamente.

Os dados indicam que em Junho de 2021, o índice de preços nas exportações situou-se em 96,6%, correspondendo a um acréscimo de 0,2% face ao mês anterior. Por outro lado, o índice subjacente na exportação cresceu 0,3% e o volátil manteve o mesmo valor (93,3%) registado no mês anterior.

Em termos homólogos, a taxa de variação homóloga do índice de preço das exportações situou-se em -4,3%. Comparativamente ao mês de Junho de 2020, os índices subjacente e volátil na exportação registaram decréscimos de 4,3% e 4,4%, respectivamente.

No mês de Junho de 2021, O Índice de Termos de Troca (ITT) situou-se em 102,1 registando uma diminuição de 1,2%, comparativamente ao mês anterior, enquanto que nos termos homólogos, o Índice de Termos de Troca (ITT) fixou-se em 1,7%.

AV/DR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos