Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Comércio externo: Preços de produtos importados em Cabo Verde aumentaram 1,0 % em Fevereiro -INE

Cidade da Praia, 21 Mar (Inforpress)- Os preços dos produtos importados em Fevereiro aumentaram 1,0 por cento (%), valor superior em 1,5 pontos percentuais (p.p) face ao registado em Janeiro deste ano, segundos dados do Comércio Externo, divulgados hoje pelo INE.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), no mesmo mês, a taxa de variação mensal dos preços dos produtos exportados fixou-se em 0,6%, aumentando em 0,2 p.p., face ao valor registado no mês anterior.

A taxa de variação mensal registada pelo Índice de Termos de Troca (ITT) foi de -1,1%, valor inferior em 2,4 p.p. face ao registado no mês anterior.

O documento revela que em Fevereiro, o índice do preço da importação situou-se em 97,8%, um aumento de 1,0% relativamente ao mês anterior, tendo o índice subjacente registado um acréscimo de 1,6%, enquanto que o índice volátil registou uma diminuição de 0,3% face ao mesmo mês.

Os dados apontam que a subida de preços na importação foi atenuada nas categorias de bens de consumo (-1,4%), devido a diminuição dos preços de produtos alimentares transformados, seguido dos bens intermediários (-2,0%), justificado com a diminuição dos preços de peças para material de transporte.

Por destino económico dos bens, as categorias que contribuíram para a subida de preços foram bens de capital (8,3%), e combustíveis (3,4%).

Nas importações por principais secções, registaram-se aumentos mais expressivos de preços nos produtos minerais (2,8%), máquinas e aparelhos, material eléctrico e suas partes, (13,5%), produtos das indústrias alimentares, bebidas, líquidos alcoólicos e vinagres, tabaco e seus sucedâneos manufacturados (4,5%).

As diminuições de preços de maior relevância observaram-se nas secções produtos do reino vegetal (-5,3%), produtos das indústrias químicas ou das indústrias conexas (-22,9%).

Essas diminuições contribuíram para atenuar a evolução positiva do Índice Global da Importação. Em termos de variação homóloga, o índice de preço da importação aumentou 1,2%, relativamente ao mês de Fevereiro de 2017

O documento indica que o índice subjacente na exportação verificou, em Fevereiro de 2018, um acréscimo de 1,1% face ao mês anterior e o índice volátil na exportação diminuiu 0,4% face ao mês de Janeiro de 2018

Em relação ao índice de preço da exportação, em Fevereiro deste ano, situou-se em 101,1, correspondendo a um acréscimo de 0,6% face ao mês anterior.

O índice subjacente na exportação verificou um acréscimo de 1,1% face ao mês anterior e, por outro lado, o índice volátil na exportação diminuiu 0,4% face ao mês de Janeiro e 2018.

De acordo com o documento, a taxa de variação homóloga do índice de preço da importação aumentou 1,2%, e os índices, subjacente e volátil na importação, verificaram em Fevereiro de 2018 acréscimos de 0,9% e 1,9%, respectivamente, face ao mês de Fevereiro de 2017.

A nível do índice de termos de troca, registou-se uma “deterioração” com uma diminuição global de 1,1%, comparativamente ao mês anterior, revela a mesma fonte.

AV/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos