Cidade da Praia, 21 Mai (Inforpress) – Os preços dos produtos importados em Abril aumentaram 0,9 por cento (%), valor inferior em 0,9 pontos percentuais (p.p) face ao registado em Março deste ano, segundo dados do Comércio Externo, divulgados hoje pelo INE.
De acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas (INE), no mesmo mês a taxa de variação mensal dos preços dos produtos exportados fixou-se em -0,5%, aumentado em 0,3 p.p. face ao valor registado no mês anterior.
A taxa de variação mensal registada pelo Índice de Termos de Troca (ITT) foi de -1,5%, valor superior em 1,1 p.p. face ao registado no mês anterior.
O documento revela que em Abril, o índice de preços da importação situou-se em 93,1%, um aumento de 0,9% relativamente ao mês anterior, tendo o índice subjacente e o volátil crescido 0,6% e 1,8%, respectivamente, face ao mês anterior.
Os dados apontam que os aumentos dos preços ocorreram nas categorias de bens intermédios (1,5%), essencialmente, com a subida dos preços de produtos transformados para indústrias várias (6,0%), bens de capital (3,0%) justificado pela subida de preços de máquinas (3,0%) e combustíveis (2,2%) deve-se à subida da única subcategoria denominada combustíveis (2,2%).
As diminuições dos preços ocorreram nas categorias de bens de consumo (-1,1%) justificado pela descida de preços de produtos alimentares primários (-2,4%).
Em termos homólogos, o índice de preços da importação diminuiu 6,1%, relativamente ao mês de Abril de 2020. Comparativamente os índices subjacente e volátil na importação, registaram decréscimos de 5,9% e 6,8%, respectivamente.
Em relação ao índice de preços nas exportações, em Abril deste ano, situou-se em 97,1 correspondendo a uma diminuição de 0,5% em relação ao mês anterior.
O índice subjacente na exportação assinalou um decréscimo de 1,6% e o volátil aumentou 2,5%, face ao mês anterior.
De acordo com o documento, a taxa de variação homóloga do índice de preços das exportações situou-se em -4,0%, comparativamente ao mês de Abril de 2020, os índices subjacente e volátil na exportação registaram decréscimos de 4,0%.
Em relação ao Índice de Termos de Troca (ITT) situou-se em 104,4 indicando uma diminuição de 1,5%, comparativamente ao mês anterior, em termos homólogos, o Índice de Termos de Troca (ITT) fixou-se em 2,3%.
AV/HF
Inforpress/Fim