Comemoração do centenário do Tarrafal engloba actividades para a todas as ofertas do concelho – autarquia

Tarrafal, 10 Abr (Inforpress) – O concelho do Tarrafal comemora no dia 25 de Abril 100 anos de existência e, segundo o vereador da Cultura, as actividades comemorativas vão levar as pessoas a fazer uma viagem para todas as ofertas do concelho.

Em conferência de imprensa, hoje, o presidente da câmara e o vereador da Cultura e Promoção do Concelho, José Soares e Daniel Soares, respectivamente deram a conhecer o programa da comemoração que envolve actividades culturais, científicas, religiosas, desportivas, política, económica e embelezamento urbano.

Segundo José Soares haverá comemoração com “muita pompa” uma vez que toda a programação foi partilhada e socializada com a sociedade civil e aquilo que vai ser materializado espelha o “pulsar, os anseio e o interesse dos munícipes” em comemorar esta data.

O vereador da Cultura, Daniel David Soares, assegurou, por seu lado, que para a programação dessas actividades a câmara municipal e a comissão organizadora fizeram uma viagem por tudo que Tarrafal produz e realiza para que as pessoas possam viajar nesta festa e sentirem-se parte deste evento.

As actividades iniciaram-se no dia 01 de Abril, mas a ideia da edilidade é prolongá-las ao longo deste ano.

O ponto alto da comemoração será no dia 25 de Abril com uma sessão solene que deve contar com a presença do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, seguido de uma homenagem aos centenários do concelho, culto e louvor, inauguração da avenida principal da cidade e plantação de 100 árvores.

Exposição “Glimmer of Freedon” a decorrer no ex-Campo de Concentração do Tarrafal, lançamento de livros, maratona desportiva, desfiles, conferências sobre a história do Tarrafal, marcha militar, demonstração de artesanato e gastronomia, são outras actividades previstas.

O edil, que esteve em Portugal para um encontro com alguns municípios com os quais Tarrafal tem geminação, nomeadamente as autarquias de Setúbal e Campo Maior, disponibilizaram-se para financiar as festividades do centenário e para doação de materiais desportivos.

“É uma celebração histórica e queremos que essa celebração marque os munícipes. É um marco que queremos partilhar com toda a população cabo-verdiana”, disse José Soares.

Para que as comemorações não fiquem só no centro da cidade, a comissão organizadora irá levar as actividades para as zonas rurais do concelho, com o intuito de todos os tarrafalenses fazerem parte das mesmas.

AM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos