Combustíveis: Preços baixam ligeiramente – apenas gás butano regista aumento – ARE

Mindelo, 07 Abr (Inforpress) – Os novos preços dos combustíveis, que entram em vigor a meia-noite de hoje, indicam uma “ligeira redução” no gasóleo normal, gasóleo electricidade, gasóleo marinha, gasolina petróleo e Fuel 380 e 180, ao passo que o gaz butano aumentou.

A Agência de Regulação Económica, que estabelece os novos preços máximos dos combustíveis, informa em comunicado que de acordo com os dados do “Platts European Market Scan e LPGasWire”, os preços de todos os combustíveis regulados nos mercados internacionais, cotados em doláres/tonelada, reduziram ligeiramente, em termos de média dos meses de Fevereiro e Março de 2017, com excepção do Butano cujo preço aumentou.

Assim, os preços do gasóleo normal, gasóleo electricidade e gasóleo marinha diminuíram 1,29%, 1,53% e 1,66%, respectivamente, a gasolina e o petróleo diminuíram 0,95% e 1,50%, enquanto os do fuel 380 e do fuel 180 reduziram 1,77% e 1,54%, respectivamente.

Contrariamente, o preço do Butano aumentou 1,29%, refere a mesma fonte.

A ARE explica na nota que foi a evolução internacional dos preços de combustíveis, conjugada com a apreciação do Euro face ao Dólar americano, que determinaram a evolução dos preços no mercado nacional.

A média da cotação diária do EURO/USD, nos últimos dois meses, evidenciou uma apreciação na ordem de 0,72%, com reflexo na evolução dos preços de combustíveis a nível nacional (vide anexo 1).

Os novos valores do parâmetro custo de aquisição do produto e os correspondentes preços máximos de venda ao consumidor final dos combustíveis regulados passam a vigorar de 08 a 30 de Abril de 2017.

AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos