Cidade da Praia, 20 Set. (Inforpress) – O Comité Olímpico Internacional (COI) lançou hoje as candidaturas para a sexta geração do Young Leaders, visando apoiar jovens no desenvolvimento e implementação de projectos sociais, que utilizam o desporto para solucionar problemas nas suas comunidades.
Financiado pelo patrocinador mundial Olímpico e Paralímpico, “Panasonic”, o programa Jovens Líderes é aberto a qualquer jovem entre os 20 e 28 anos, que pretenda alavancar o poder do desporto para fazer uma diferença positiva na sua comunidade.
A inscrição, de acordo com informações partilhadas pelo Comité Olímpico Cabo-verdiano, está aberta até 20 de Outubro de 2022 no Learning Sprint, inicial obrigatório de quatro semanas, como o primeiro passo do processo de inscrição.
“Uma vez concluída esta etapa, e com base na ideia de projecto apresentada, 25 Jovens Líderes do COI serão seleccionados para se beneficiar de um programa abrangente de quatro anos, e serão contemplados com financiamento, suporte de rede, ferramentas e experiência para se tornarem empreendedores sociais de sucesso e fazer um impacto positivo através do desporto”, escreve-se na missiva.
O Programa Jovens Líderes do COI faz parte do compromisso de longo prazo desta organização olímpica de apoiar os jovens e capacitá-los a se tornarem agentes de mudança social por meio do desporto, reforçando o papel do desporto como facilitador dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Inclui um “sprint” de aprendizado on-line obrigatório de quatro semanas, uma abordagem de aprendizado misto com actividades mensais e eventos presenciais, módulos de aprendizado semanais e oportunidades de liderança, mas também um total de 10.000 francos suíços sem financiamento inicial concedido a cada participante, ao longo dos quatro anos.
Lançado em 2016, o programa Jovens Líderes do COI capacita os jovens a aproveitar o poder do desporto para fazer uma diferença positiva nas suas comunidades, sendo certo que cada projecto promove os valores e princípios olímpicos como respeito, tolerância, paz e igualdade de gênero, além de abordar um problema local específico.
Até agora, os Jovens Líderes do COI entregaram 141 projectos desportivos, beneficiando directamente mais de 35.000 pessoas.
O programa já capacitou 90 jovens líderes de 66 países, sendo que 18 Jovens Líderes do COI actuam como membros da comissão do COI, reforçando a posição dos jovens na tomada de decisões sobre o futuro do desporto.
SR/JMV
Inforpress/Fim