Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

COI compromete-se a reduzir suas emissões de gases com efeito de estufa em 50% até 2030

Cidade da Praia, 25 Out (Inforpress) – O Comité Olímpico Internacional (COI) anunciou hoje, durante a XXV Assembleia Geral da Associação Mundial de Comités Olímpicos Nacionais (ANOC), que vai reduzir as suas emissões directas e indirectas de gases com efeito de estufa em 50% até 2030.

Este compromisso foi assumido pelo presidente do COI, Thomas Bach, durante o evento do qual Cabo Verde está representado pela presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano, Filomena Fortes, também, membro do COI, “como parte do seu compromisso de combater as alterações climáticas”.

Com esta decisão, anunciada no evento que antecede a Cimeira das Nações Unidas sobre o Clima (COP26), a realizar no final deste mês em Glasgow, Grã-Bretanha, o COI aumenta o seu nível de ambição em relação a um compromisso anterior que estabelecia uma redução de 45% no mesmo período de tempo, em conformidade com o Acordo de Paris sobre Alterações Climáticas.

Thomas Bach, citado pelo COC, referiu que “a crise climática é, sem dúvida, o maior desafio que a humanidade enfrenta”, alegando que “está a afectar todas as áreas da vida, incluindo o desporto, é claro, como parte importante da sociedade”.

“Ao reduzir ainda mais as nossas emissões de carbono”, refere a fonte, o COI vai reforçar a sua contribuição para a realização do Acordo de Paris, segue a ciência mais recente sobre as alterações climáticas, e contribui melhor para este esforço global, pelo que insta a todas as outras organizações desportivas a seguir o exemplo”.

A fim de alcançar a redução de 50% das emissões até 2030, o COI estabeleceu um objectivo intermédio de redução de 30%, a ser alcançado até 2024.

O seu plano de acção para cumprir este compromisso será agora actualizado com esforços acrescidos para reduzir as emissões nas áreas de viagens, utilização de energia e aprovisionamento.

SR/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos