CNF divulga alerta internacional sobre medicamentos falsificados da marca Avastin e Sutent

 

Cidade da Praia, 22 Ago (Inforpress) – O Centro Nacional de Farmacovigilância (CNF) emitiu hoje uma circular informativa sobre o alerta internacional para medicamentos falsificados da marca Avastin (bevacizumab) e Sutent (malato de sunitinib).

Segundo o comunicado do CNF, após a detecção de embalagens falsificadas do Avastin e Sutent pela Autoridade do Medicamento da Uganda, a Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu um alerta internacional para verificação da existência em vários países do lote dos medicamentos referenciados.

Segundo o alerta, fazem parte deste lote o medicamento Avastin Bevacizumab de 400 mg comprimido frasco/ 60 un NC 1060 02 – 2019, fabricado pela Astrazeneca e Sutent Malato de sunitinib 12.5 mg, comprimido frasco/ 60 un NC 2001 02 – 2019 do mesmo fabricante.

O Avastin é um medicamento que contém a substância activa bevacizumab, utilizado isoladamente ou em associação com outros medicamentos no tratamento de vários tipos de cancro em adultos.

Já o Sutent é um medicamento que contém a substância activa sunitinib, utilizado no tratamento do tumor maligno do estroma gastrointestinal, carcinoma de células renais metastático e tumores neuroendócrinos pancreáticos.

Em Cabo Verde, a DCI bevacizumab consta da Lista Nacional de Medicamentos, pelo que é de se esperar a sua presença no mercado nacional.

A DCI sunitinib, por sua vez, não consta da Lista Nacional de Medicamentos de Cabo Verde, pelo que não seria de se esperar a sua presença no mercado nacional, informa o comunicado.

PC/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos