Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

CNE divulga apuramento geral dos círculos eleitorais no estrangeiro

Cidade da Praia, 27 Abr (Inforpress) – A Comissão Nacional de Eleições (CNE) divulgou hoje o apuramento geral das eleições legislativas nos círculos eleitorais no estrangeiro, confirmando a eleição de três deputados para o PAICV e outros tantos para o MpD.

A CNE, enquanto assembleia de apuramento geral dos círculos eleitorais no estrangeiro, anunciou que, no círculo eleitoral das Américas estavam inscritos 11.718 eleitores, 4.968 dos quais exerceram o seu dever de voto e 6.750 optaram por não votar.

O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) foi o partido mais votado, com 3.146 votos a seu favor e elegeu o cabeça-de-lista Alberto Alves.

O Movimento para a Democracia (MpD) conseguiu 1.653 votos e elegeu a sua cabeça-de-lista Maria de Fátima Tavares Silva Moreira Wright.

A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) com 96 votos, o Partido Social Democrático (PSD) com 03 votos, o Partido do Trabalho e da Solidariedade (PTS) com 16 votos e o Partido Popular (PP) com 13 votos não elegeram deputados.

Houve 17 votos brancos e 24 boletins nulos.

No círculo eleitoral da África estavam inscritos 7.288 eleitores, dos quais 3.134 foram votar enquanto 4.154 optaram por não votar.

O PAICV foi o partido mais votado em África, com 1.510 votos e elegeu o cabeça-de-lista Mário Celso Alves Teixeira, enquanto o MpD, com 1.471 votos, elegeu o cabeça-de-lista Orlando Pereira Dias.

A UCID (51 votos), o PTS (27), o PP (15) e o PSD (14) não elegeram deputados.

Houve 23 votos brancos e 23 boletins nulos.

No círculo eleitoral da Europa e Resto do Mundo estavam inscritos 33.742 eleitores, 8.896 dos quais foram votar e 24.846 abstiveram-se.

O PAICV foi o partido mais votado com 4.450 votos e elegeu o cabeça-de-lista Francisco Correia Pereira e o MpD conseguiu 3.550 votos e elegeu o cabeça-de-lista Emanuel Alberto Duarte Barbosa.

A UCID, com 591 votos, o PTS com 111 votos e o PP com 57 votos não elegeram deputados.
Houve 89 votos brancos e 48 boletins nulos.

Em comunicado a que a Inforpress teve acesso, a CNE informou que “tomou conhecimento da conclusão do apuramento geral nos 10 círculos eleitorais do território nacional, pelas respectivas assembleias de apuramento, presididas pelos Procuradores da República das comarcas, não tendo registado até à presente data nenhuma reclamação com relação aos resultados”.

De acordo com a mesma fonte, “o mapa com o resultado total das eleições dos Deputados à Assembleia Nacional de 18 de Abril de 2021, a que refere o art. 250º do Código Eleitoral, será publicado pela CNE dentro do prazo legal, cujo término será no próximo dia 02 de Maio”.

HF/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos