Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

CMP prepara candidatura à Rede de Cidades Criativas da Gastronomia da Unesco (c/áudio)

Cidade da Praia, 11 Jun (Inforpress) – A Câmara Municipal da Praia está a preparar uma candidatura à Rede de Cidades Criativas da Gastronomia da Unesco, prevista para o dia 26 deste mês, informou hoje o director de projectos da autarquia praiense, Victor Constantino.

Esta informação foi avançada em declarações à Inforpress, à margem da feira gastronómica urbana promovida pela Câmara Municipal da Praia, hoje e este sábado, tendo realçando que tendo em conta o contexto da covid-19, o evento conta com a participação de oito restaurantes da capital.

“Estamos num momento complexo de pandemia, então resolvemos trazer estes expositores gastronómicos com diferentes sabores e gastronomia nesta feira que é uma forma de promovermos a gastronomia  da nossa capital”, asseverou, referindo que futuramente o número  de participantes será aumentado.

A edilidade praiense, segundo Victor Constantino, pretende com este evento, efectivar uma candidatura à Rede de Cidades Criativas da Gastronomia da Unesco, promover a criação da rede da gastronomia urbana e a valorização de chefes de cozinha cabo-verdianos.

 “Ha alguns meses tivemos informações de que a nível da Organização Mundial do Turismo não tínhamos chefes cabo-verdianos. Então, com o intuito de promover a valorização dos chefes de cozinha cabo-verdianos, realizamos este evento e queremos posteriormente trabalhar outra parte que é a criação da rede de gastronomia urbana”, afirmou.

A ideia com a criação da referida rede, de acordo  com este responsável, é  procurar nos próximos anos roteiros dentro da cidade que irão permitir aos 52 bairros da capital apresentar na área da gastronomia um prato  da sua própria iniciativa, salientando que a gastronomia desempenha um “papel importante” no desenvolvimento do país.

Em 2017,  a Cidade da Praia foi aceite na Rede de Cidades Criativas da Unesco na categoria de  música, passando a ser a segunda cidade africana e a décima nona a nível mundial a pertencer à rede no domínio da música.

A Rede de Cidades Criativas da Unesco (Unesco Creative Cities Network – UCCN, na sigla em inglês) foi criada em 2004 para promover a cooperação com e entre cidades que identificaram a criatividade como um factor estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável.

As 246 cidades que actualmente fazem parte desta rede trabalham juntas para um objectivo comum: colocar a criatividade e as actividades culturais no centro de seus planos de desenvolvimento a nível local e cooperar activamente a nível internacional.

CM/ZS

Inforpress/Fim.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos