CMP associa-se ao Ministério da Cultura para alargar programa da Berklee School em Cabo Verde

Cidade da Praia, 04 Abr (Inforpress) – A Câmara Municipal da Praia (CMP) quer que o programa da Berklee School, EUA, que anualmente acontece na Cidade da Praia por altura do AME e do Krioll Jazz Festival seja alargado para outros territórios cabo-verdianos e para outras ocasiões.

É com este propósito que se associa agora ao Ministério da Cultura e da Indústrias Criativas no sentido de levar o ensino da música para mais jovens cabo-verdianos, conforme adiantou hoje a vereadora da CMP para área da Cultura, Debora Sanches, em conferência de imprensa.

“Nós queremos ter maior participação dos jovens e maior actuação do próprio no território nacional. Não queremos circunscrever-se à Cidade da Praia, mas queremos que a partir da Cidade da Praia abracemos Cabo Verde”, disse a autarca, adiantando que está em negociações o desenvolvimento de novas parcerias com a Berklee, que é uma das mais conceituadas escolas de música dos EUA.

Segundo o director-geral das Artes do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, Ivan Santos, esta parceria com a Câmara Municipal e Berklee vai permitir a institucionalização de outros programas que poderão acontecer durante todo o ano.

Ivan Santos lembrou que durante a sua visita aos EUA, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, assinou um protocolo com a Berklee que inclui não só a participação no programa, que acontece no âmbito do AME e do Krioll Jaz Festival, mas também a criação de outros programas que incluem a Academia Cesária Évora.

“Acho que isso poderá trazer mais valia e criação de uma bolsa de músicos que poderão participar durante todo ano com programas específicos com parceria de professores e mestres da Barklee School”, assinalou.

A conferência de imprensa contou com a presença do Embaixador dos EUA, Donald Helfin, que prometeu todo apoio institucional na consolidação desta parceira com a Berklee Shool de Boston que conforme frisou é uma das mais conceituadas escolas de música a nível mundial.

Nesta 5ª edição do Kriol Jazz Festival, que terá lugar nos dias 13 e 14 de Abril, o programa de formação da Berklee School terá como Palco a Academia Cesária Évora, na Cidade da Praia, como forma de, precisamente, valorizar esse tendo em vista a consolidação do ensino da música.

Segundo a vereador Debora Sanches, o programa terá a duração de três dias e será ministrado por seis professores da Berklee, devendo culminar com um concerto no Palácio da Cultura.

É destinado a 150 participantes com idade superior a 15 anos, donde serão selecionados três jovens com maior potencial que terão acesso a uma bolsa para ir frequentar a escola nos EUA.

A candidatura é feita online no site www.berklee.edu/berkleeontheroad e já está aberta. Devem candidatar-se jovens com idade superior a 14 anos e conhecimento de música. Ter pelo menos seis meses de aulas de canto ou tocar algum instrumento.

MJB/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos