Cinema: “O último Desejo do Vulcão” recebe prémio de melhor narrativa ficção curta-metragem no Brasil

Cidade da Praia, 23 Dez (Inforpress) – A obra cinematográfica “O Último Desejo do Vulcão”, produzido pela Txan Film Productions & Visual Arts, venceu o prémio de melhor narrativa ficção curta-metragem, no 19º Festival Nacional de Cinema Estudantil de Guaíba 2020, no Brasil.

A informação foi divulgada hoje pela produtora, em nota de imprensa, que diz orgulhar-se desta mais uma distinção que esta curta narrativa sobre a ilha do Fogo conseguiu arrebatar, desta feita, no Brasil.

O Festival Nacional de Cinema de Guaíba, informou a mesma fonte, é pioneiro no Brasil e tornou-se numa referência no debate e uso das novas tecnologias nas escolas, tendo contribuído para o surgimento de novos talentos e de um novo olhar na mídia.

“O evento decorre ininterruptamente, recebendo a cada ano mais trabalhos de escolas de todo o Brasil e do estrangeiro, abrindo espaço para curtas e longas metragens profissionais”, lê-se na nota.

O Cinestudantil de Guaíba é uma realização do Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim e conta com o apoio da 12ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Guaíba.

“O Último Desejo do Vulcão”, foi galardoado, no dia 01 de Novembro, como melhor curta-metragem narrativa na 22ª edição do Roxbury International Film Festival 2020.

Esta narrativa ganhou ainda, este ano, um prémio finalista de melhor curta narrativa no 11º Vale do Silício Africano Festival de Cinema 2020.

“O Último Desejo do Vulcão”, um filme de 25 minutos, revela uma história baseada em factos reais, em que a narrativa se concentra na relação entre o antagonista e protagonista, o Sr. Musa-Maximiano, de 105 de idade e líder espiritual de sua aldeia, e seu neto Michel.

“Musa é o guardião responsável pela preservação da história e da cultura de sua aldeia e agora, às vésperas da celebração de seu aniversário e consciente que seu fim está próximo, ele deseja passar essa importante responsabilidade para seu neto Michel”, lê-se na sinopse do filme.

Ainda, o filme proporciona aos espectadores uma viagem inspiradora sobre a cultura e o legado do povo de Chã das Caldeiras, a vila mais atingida pela erupção vulcânica de 2014.

A primeira fase da rodagem do filme aconteceu entre finais de Novembro e início de Dezembro de 2018 e a segunda entre Julho e Agosto de 2019 em Chã das Caldeiras, ilha do Fogo, Cabo Verde.

“O Último Desejo do Vulcão” teve a sua primeira estreia mundial em Fevereiro de 2020 no 28º Festival PanAfrican Film Festival & Arts Festival, em Los Angeles.

AM/DR

Inforpress/Fim

 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos