Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Cinema: Flávio Hamilton recebe prémio de melhor actor principal no drama “Os dois irmãos” pela Fundação GDA

Cidade da Praia, 10 Dez (Inforpress) – O actor cabo-verdiano Flávio Hamilton, foi distinguido com o prémio de melhor actor pelo papel protagonizado como “André” no filme “Os dois irmãos”, no XIII Prémio Actores de Cinema da Fundação Gestão e Direitos do Artistas (GDA).

Flávio Hamilton foi distinguido na principal categoria do Prémio Actores de Cinema da Fundação GDA, cuja premiação aconteceu na quinta-feira, 09, ‘online’, devido à pandemia da covid-19.

Nesta edição, segundo a organização, foram distinguidos nove profissionais, sendo três em cada categoria.

Aos troféus Melhor Actor/Actriz corresponde um prémio pecuniário de 3.000 euros, aos de Melhor Actor/Actriz Secundario(a) um prémio de 2.000 euros e aos Novo Talento um prémio de 1.000 euros.

O Governo, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, felicitou hoje o actor Flávio Hamilton por esta distinção que reconhece a sua “actuação cabo-verdiana”, com um filme realizado em Cabo Verde e com um elenco 100 por cento (%) cabo-verdiano.

O filme de Francisco Manso teve a sua estreia no início de Janeiro de 2018 em Portugal, em 12 salas de cinema, mas também foi exibido numa sessão de antestreia no dia 25 de Janeiro do mesmo ano, na Assembleia Nacional, na Cidade da Praia.

O filme que ronda um milhão de euros (cerca de 110 mil contos) tem como base uma história verídica e conta com a co-produção do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas/Governo de Cabo Verde.

Segundo a sinopse do filme, “André, cabo-verdiano emigrante em Lisboa, recebe uma carta do pai a dizer-lhe que João, o seu irmão mais novo, se tinha envolvido com a sua mulher e a exigir-lhe que regresse para que limpe a desonra que tinha caído sobre a família”.

Entretanto, “a pressão do pai e da própria aldeia vai constituir uma terrível força que o leva a matar o irmão, por quem tinha enorme amizade e ternura. Um conflito entre as leis actuais e uma lei ancestral não escrita, mas aceito pela comunidade, talvez até mais poderosa”.

“Os dois irmãos”, gravado em 2017 na localidade de Chão de Tanque, interior do concelho de Santa Catarina, contou com participação de actores cabo-verdianos residentes em Portugal e na ilha de São Vicente, como Flávio Hamilton, Manuel Estevão, João Paulo Brito, Alexandre Fonseca Soares, Agnelo Varela e Raquel Monteiro e de Santa Catarina destacam-se o actor Gil Moreira, Cláudio Correia e Adalberto Teixeira.

A Gestão dos Direitos dos Artistas é a entidade que em Portugal gere os direitos de propriedade intelectual de músicos, actores e bailarinos enquanto a fundação com o mesmo nome visa valorizar o trabalho dos artistas, promover o desenvolvimento humano e cultural destes, bem como protegê-los a nível social.

AM/DR

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos