Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Cinema: Cidade da Praia acolhe em Março a primeira mostra de filmes de autoria feminina “CENA”

Cidade da Praia, 05 Fev (Inforpress) – A Cidade da Praia acolhe, em Março, a primeira mostra exclusiva de filmes de autoria feminina intitulada “CENA”, uma iniciativa da jornalista e escritora Chissana Magalhães, que vai homenagear a cineasta cabo-verdiana Claire Andrade-Watkins.

A escritora informou, em declarações hoje à Inforpress, que a ideia de realizar esta mostra de filmes surgiu depois de ter participado, em Dezembro de 2019, no programa para jovens críticos Rio Press Talents, no âmbito do Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, Brasil.

Por ser feministas, Chissana Magalhães decidiu realizar uma mostra de filmes dirigidas por mulheres cabo-verdianas com vista a torná-las mais visíveis, dar mais visibilidades aos seus filmes, e incentivar o surgimento de mais mulheres na produção cinematográfica no país.

“Defendo sempre que é necessário uma  maior participação e maior visibilidade das mulheres e das suas iniciativas e percebi que o meio audiovisual cabo-verdiano, a semelhança do que acontece lá fora, é predominantemente masculino. Então, em vez somente de constatar isso e reclamar porque não ter alguma iniciativa”, disse.

Nesta primeira edição sete mulheres vão ter os seus filmes no cartaz da mostra e o enfoque, informou, é nas mulheres cabo-verdianas, algumas nascidas na diáspora, mas cuja obra reflecte as suas ascendências cabo-verdianas.

Nas próximas edições a ideia é abrir um leque de participação e trazer mulheres de outras realidades, avançou.

A primeira mostra CENA, que terá a duração de dois dias, vai homenagear a cineasta cabo-verdiana/americana Claire Andrade-Watkins, autora de filmes como “Some Kind of  Funny Portoricans?”, “Serenata de Amor” e “Working the Boats: Masters of the Craft”.

“Claire Andrade-Watkins é uma cineasta veterana já com uma carreira expressiva de vários anos, com obras bastantes marcantes e de qualidade e sendo uma veterana e uma das primeiras mulheres cabo-verdiana a aventurar-se nessa área achamos que é justa a homenagem”, justificou a escolha da também professora e historiadora que vive nos Estados Unidos da América há vários anos.

Apesar deste projecto ser direccionada às mulheres, Chissana Magalhães espera contar com o envolvimento de todos para que esta iniciativa “crie asas”.

“Gostaria que fosse abraçado por todas as mulheres e homens e que não fosse vista como algo excludente. Não estamos a excluir os homens, não é um medir de forças, mas sim um abraço, um acarinhar as mulheres que desbravaram terreno nesta área e para isso precisamos também dos homens”, salientou.

Para além das sessões de filmes, o programa irá contar com duas oficinas de produção cinematográfica destinadas a jovens mulheres e painéis de debate.

A CENA conta com a parceria da SAPO, da Associação Cabo-verdiana de Cinema e Audiovisual e da Parallax Produções.

AM/AA
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos