Cidade da Praia, 06 Mar (Inforpress) – A cidade da Praia é um “bom exemplo” daquilo que se pode fazer para tornar as cidades mais sustentáveis, considerou o presidente do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, Mário Velindro, à imprensa, à margem de uma conferência.
Conforme disse o especialista, que participou quinta-feira, 05, numa conferência sobre a Economia Circular, na Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, a cidade da Praia tem tomado o “caminho correcto” no sentido da sua desobstrução, enquanto principal centro populacional do país, com “exemplos bem sucedidos” de retorno ao campo.
“Por aquilo que eu tenho lido, e pelas reuniões que tenho feito com responsáveis aqui de Cabo Verde, apraz-me registar uma estratégia no sentido de dar uma resposta positiva a esse novo desafio. Eu acho que Cabo Verde está num bom caminho”, afirmou.
Mário Velindro afirmou ainda que o conceito da Economia Circular “é tão falado em todo mundo” e que, um pouco no fundo, o que está em causa é a sustentabilidade das cidade, a sustentabilidade das zonas onde se habita.
“Verifica-se hoje que mais de 70% das populações vivem em grandes cidade e, portanto, é preciso redesenhar a cidade, é preciso tornar a cidade mais inteligente e este conceito de economia circular visa, exactamente, essa reposta”, concretizou.
Para este especialista, as cidades têm que ser organismos virgens e que reajam e que mudem toda a orgânica em função daquilo que as populações querem delas.
Mário Velindro agradeceu o facto de o conceito de Economia Circular ter sido tema de debate na academia, uma vez que, conforme disse, é um tema actual.
GSF/AA
Inforpress/Fim