Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

“Cidade Velha será um ponto de referência com a conclusão das obras em curso”, Manuel de Pina (c/vídeo)

Cidade da Praia, 26 (Inforpress) –  O presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, Manuel de Pina, afirmou hoje que Cidade Velha será um “ponto de referência e de mais atractividade” com a conclusão das “várias obras” em curso.

Em declarações à Inforpress, por ocasião da celebração do XIº aniversário de elevação de Cidade Velha a Património Mundial, Manuel de Pina fez uma “radiografia” do estado do município que encontrou em 2008, um ano antes de ser considerado Património Mundial da Humanidade, para depois apontar os ganhos obtidos.

Segundo o edil, em 2008 o cenário era de pessoas a fazerem da “cintura da cidade”, um local para “satisfazerem as suas necessidades fisiológicas”, e de “pocilgas para a criação de porcos”.

Desta data até 2016, sublinhou, não foi possível mudar este cenário, uma vez que “não havia uma colaboração do Governo Central”, na altura liderada pelo Partido Africano de Independência de Cabo Verde (PAICV).

Essa mudança só viria a acontecer a partir de 2016, com o poder a passar pelas mãos do Movimento para a Democracia (MpD), o que permitiu, segundo a mesma fonte, que hoje quase 100 por cento (%) das famílias desse centro urbano tivessem casa de banho e um local próprio para criar os seus animais, sem ter de invadir o centro.

A requalificação urbana de Fortaleza até a Sé Catedral e a requalificação da orla marítima, para o presidente, só está a ser possível, agora, porque já não há animais nas ruas, o que tem permitido que o Sítio Histórico seja uma cidade mais urbana.

“Estamos a implementar este projecto para trazer mais ex-líbris para o Sítio, e, por isso, a cidade vai ser um ponto de referência, com mais atractividade com a conclusão da orla marítima e com a conclusão da requalificação urbana de Fortaleza até a Sé Catedral”, perspectivou.

Garantiu que até Julho/Agosto estarão concluidas as obras da orla marítima, projecto cuja implementação obriga a “alguma intervenção nas casas degradadas”, ao longo da orla, para trazer uma “maior atractividade e uma maior panorâmica visual” de toda a extensão da intervenção.

Ainda, assegurou, vão correr contra o prazo para que no seu mandato, que está praticamente no fim, fechar alguns projectos, adiados por causa da pandemia da covid-19, como estádio municipal, polidesportivo de Cidade Velha, a requalificação urbana de São Martinho, a requalificação de Calabaceira e de Bota Rama e da Praça de João Varela.

“São um conjunto de obras que estão em curso e que nós já deveríamos ter fechado, mas a pandemia não deixou. Algumas delas não vamos poder inaugurar, devido à época das eleições, mas vão ficar concluídos”, adiantou.

Manuel de Pina assegurou que com a conclusão dessas obras, Cidade Velha atingirá o “ponto alto do seu desenvolvimento”.

Em matéria de conservação e preservação do património histórico, o edil considerou que estão a ir “muito bem”, isso graças as requalificações concretizadas pelo Governo, nomeadamente na Igreja Nossa Senhora do Rosário e na Igreja nossa Senhora da Conceição.

Contudo, criticou o facto de os moradores não terem sabido ainda tirar proveito desses monumentos.

Segundo disse, os moradores não tiveram iniciativas de aproveitar essas oportunidades, criando várias ofertas turísticas, apesar de vários alertas e de vários pedidos.

“Cada monumento em si é um ponto de interesse e os moradores têm uma jóia em mãos para tirar proveito de várias formas. Agora não porque já não temos turistas, (…) mas as oportunidades estão cá e alguém que vier a fazer isso terá certamente uma fonte de rendimento”, perspectivou.

A Cidade Velha foi declarada Património Mundial da Humanidade no dia 26 de Junho de 2009, numa decisão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

AM/AA
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos