Cidade Velha recebe Centro de Estudos para Desenvolvimento Sustentável

Cidade da Praia, 09 Mar (Inforpress) – A Cidade Velha passa a contar, a partir de hoje, com o Centro de Estudos para Desenvolvimento Sustentável, espaço destinado a desenvolver “projectos importantes” para o desenvolvimento do município, revelou hoje o presidente da Câmara da Municipal da Ribeira Grande.

A informação foi avançada hoje pelo autarca de Ribeira Grande de Santiago (CMRGS), Manuel de Pina, depois de inaugurar o edifício, onde era a antiga pousada de São Pedro e foi transformada no Centro de Estudos para Desenvolvimento Sustentável de Ribeira Grande de Santiago.

“Trata-se de um grande projecto pelo conceito concedido. E no âmbito do Programa Plataforma para o Desenvolvimento Local e Objectivos 20/30 em Cabo Verde conseguimos recuperar este espaço para trazer competências, valências e know-kow de vários cantos do mundo para vir nos ajudar a desenvolver projectos importantes para o desenvolvimento do município”, afirmou.

Segundo explicou, existe um departamento para elaboração dos projectos e um outro que irá servir de alojamento para os técnicos que vão fazer e implementar os projectos, e ainda para receber turistas.

“Isso tem uma dimensão que ultrapassa, de longe, a estrutura física, pelo seu conceito e queremos trazer valências em todas as áreas de desenvolvimento, em parceria com os nossos parceiros, visando atingir os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável”, acrescentou Manuel de Pina, frisando que a ideia é trabalhar com as famílias cabo-verdianas na perspectiva de desenvolvimento local.

Por seu turno, a ministra da Educação e Inclusão Social, Martiza Rosabel, em representação do Governo, disse que se trata de um projecto modelo, gerido pelas autoridades locais, que em conjunto com as populações, vão encontrar as melhores soluções para o município.

“O Centro de Estudos para Desenvolvimento Sustentável é um bom exemplo daquilo que se pode fazer para o fortalecendo das capacidades locais, sendo que as pessoas envolvidas na elaboração e implementação estão melhores e capazes de identificar, com muita mais clareza, os problemas locais”, sublinhou.

Na ocasião, lembrou que neste momento a lei da municipalização já se encontra no Parlamento, documento esse que, no seu entender, irá ampliar, ainda mais, as competências dos municípios em diversas áreas, sobretudo, em matéria de educação e inclusão social.

À margem do evento, foi inaugurado também, na localidade de Belém, um jardim infantil, orçado em 4.400 mil contos.

O Centro de Estudos para Desenvolvimento Sustentável foi concebido no âmbito do Programa Plataforma para o Desenvolvimento Local e Objectivos 20/30 em Cabo Verde, implementado pelo Governo com o apoio do PNUD e financiado por Luxemburgo.

AV/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos