Cidade Velha: Líder local da JPAI participa na formação sobre adaptação à mudança climática no Senegal

Cidade da Praia, 22 Out (Inforpress) – A presidente da Juventude do Partido Africano de Independência de Cabo Verde (JPAI) de Ribeira Grande de Santiago participa, no Senegal, nas actividades do Programa Estratégico para a redução da vulnerabilidade e adaptação à mudança climática na África Ocidental.

Em representação de Cabo Verde, Elsa Vaz, participa nessa sessão de formação que acontece de 23 a 25, no Centro de Formação e Incubação de AFAO (Associação das Mulheres da África Ocidental) em Dakar, Senegal.

Segundo um comunicado de imprensa, este programa é uma iniciativa da AFAO e de seus parceiros realizado no âmbito da implementação do projecto “Integrando a adaptação às mudanças climáticas e o género no desenvolvimento” em benefício das mulheres da África Ocidental.

O principal objectivo desta acção, informou, é desenvolver a capacidade das jovens mulheres de África Ocidental através de sessões de formação sobre a redução de vulnerabilidades e adaptação às mudanças climáticas.

Para a líder da Juventude tambarina em Ribeira Grande de Santiago, é com “responsabilidade e muito orgulho” que encara este desafio de representar o seu país.

“O tema a ser abordado é muito pertinente, sobretudo porque o meu país é um arquipélago, tem um povo muito resiliente em toda nossa história, e porque somos muito expostos e sempre afectados pelas alterações climáticas”, afirmou.

Esta jovem formada em Ciências Políticas espera regressar com “mais bagagens” para que possa partilhar com os demais jovens do país, os conhecimentos adquiridos nesta formação, bem como as experiências partilhadas com outras jovens do continente africano, nesta luta que é de todos.

De acordo com a mesma nota de imprensa, este programa implementado pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDAO)/ Associação das Mulheres da África Ocidental (AFAO)/ Fórum da Sociedade Civil da África Ocidental (FOSCAO), visa apoiar as plataformas das organizações da sociedade civil para abordar mudanças climáticas por meio da implementação de acções prioritárias de adaptação e mitigação para reduzir suas vulnerabilidades.

A iniciativa é financiada através da cooperação com a CEDEAO, cujo objectivo específico é contribuir para uma consideração efectiva dos impactos das mudanças climáticas nas políticas e/ou programas de resiliência das mulheres aos riscos dos níveis locais das mudanças climáticas, nacional e sub-regional.

AM/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos