Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Cidade Velha eleita vice-presidente da Organização das Cidades Património Mundial

 

Cidade da Praia, 02 Nov (Inforpress) – A Cidade Velha, património da humanidade, foi eleita hoje vice-presidente da Organização das Cidades Património Mundial (OCPM), num grupo de 17 candidaturas, anunciou hoje o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Manuel de Pina.

A eleição aconteceu durante o XIV congresso da organização que decorre na Coreia do Sul sob o lema “Património e desenvolvimento”.

Num contacto telefónico a partir da Coreia do Sul, Manuel de Pina disse à Radio de Cabo Verde (RCV) que esta eleição representa uma “grande forma de promover a Cidade Velha e uma grande oportunidade para Cabo Verde”.

“A OCPM é uma organização onde estão todas as cidades do mundo que são património mundial. Neste momento, estamos no XIV congresso e a eleição foi muito concorrida. Foram 17 cidades a concorrer e, portanto, a nossa simplicidade foi a estratégia para poder ser eleita porque as outras candidaturas eram muito mais fortes”, disse.

Manuel de Pina conta que a candidatura de Cidade Velha foi a mais votada, mas a delegação cabo-verdiana teve de renunciar a presidência em favor do Quebec, Canada, que é a cidade onde está sedeada a organização.

O autarca salientou que a opção de renúncia foi uma estratégia que poderá trazer vantagens para o país, nomeadamente na questão do reforço das relações bilaterais tanto entre as cidades património mundial como também a nível dos países.

Manuel de Pina realça o facto da escolha de Cidade Velha para cargo de vice-presidente da OCPM recair, pela primeira vez, sobre uma cidade do continente africano.

“A África nunca tinha sido eleita. Apresentamos também esse argumento. A África tem várias cidades património mundial, mas ela não tem participado, daí que a nossa missão é de, também, fazer com que a África participe mais. E esse foi um dos grandes argumentos que usei na minha estratégia de comunicação e pesou muito” disse.

Esta sexta-feira, será escolhida a cidade que irá receber o próximo congresso da OCPM, em 2019, e que terá como tema central “Turismo e património”.

A Organização das Cidades do Patrimônio Mundial (OCPM) é uma organização de carácter internacional voltada para as cidades que possuem sítios do Património Mundial declarados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Foi fundada em 1993 em Fez, uma das cidades imperiais dos Marrocos.

MJB/CP
Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos