Cidade da Praia, 29 Set (Inforpress) – O cortejo dos jesuítas, na Rua Banana, marcou o segundo dia do “Viagem pela História”, que decorre na Cidade Velha, evento que tem como tema central a chegada dos jesuítas a Cabo Verde a 05 de Julho de 1604.
Esta viagem, conforme dados históricos aconteceu a 20 de Junho de 1604 e marca a chegada da companhia de Jesus criada pelo Santo Inácio Loiola, introduzido em Portugal a pedido do D. João III, por volta de 1546.
Faziam parte da Companhia que chegou a Cabo Verde o missionário superior Padre Baltasar Barreira acompanhado dos Padres Manuel de Barros e Manuel Fernandes (pregadores e teólogos) e pelo irmão Pedro Fernandes.
Todo este cenário está a ser recreado em áreas temática como a Capela dos Jesuítas; Rua dos Nobres, Povoados do Escravos, Casa dos Governadores e Ala dos Soldados.
Para este domingo, último dessa viagem pela história, vai acontecer a recepção dos jesuítas na Fortaleza Real pelo Escravos e a recreação da Ribeira Grande de Santiago no século XVII.
A primeira edição do “Viagem pela História” termina com a leitura da carta do padre Baltasar Barreiro ao Rei de Portugal.
Na abertura do programa, que aconteceu esta sexta-feira, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, disse que este evento é uma aposta no turismo, na memória, na cultura e na história.
As actividades deste projecto “Viagem pela história” retratam até domingo vários momentos da chegada dos Jesuítas, com o envolvimento de vários espaços e uma rota gastronómica associada.
O projecto está orçado em cerca de 15 mil contos, conforme tinha anunciado, no passado mês de Junho, o ministro Abraão Vicente, aquando da apresentação do projecto “Viagem pela história”.
OM/ZS
Inforpress/Fim