Cidade Velha celebra hoje a festa dos pescadores

Cidade da Praia, 18 Ago (Inforpress)- Cidade Velha celebra hoje, 18, a festa de São Roque, santo padroeiro dos pescadores, marcada com missa, procissão seguida de bênção e baptismo dos botes, actividade essa que foi retomada depois de alguns anos de ausência.

A celebração eucarística em honra ao santo padroeiro e a procissão constituem o ponto alto das celebrações da festa dos pescadores, que decorreram de 16 a 18 deste mês, com actividades culturais, desportivas e religiosas.

A missa foi celebrada na capela de São Roque, pelo pároco de Santíssimo Nome de Jesus, António Fernandes, que destacou a importância desta festa que congrega e une toda a comunidade piscatória, trazendo “ alegria” à população da Cidade Velha e a todos aqueles que passam por ali para festejar.

Segundo o padre, para a Igreja Católica, é um momento importante para congregar a população local, sobretudo, os pescadores e peixeiras, sendo que se trata de uma festa que movimenta muito a dinâmica à volta do mar.

“Depois da celebração eucarística, haverá a procissão, onde os fieis caminharão até o porto de Cidade Velha, para bênção dos botes e a imagem do santo padroeiro irá percorrer o mar para demonstrar a dimensão que é a igreja e a presença que tem tido na vida das pessoas, dos pescadores que estão no mar a lutar para ganhar o seu sustento”, explicou.

Por seu turno, Simão Gomes Almeida, representante do sector da pesca em Ribeira Grande de Santiago, mostrou-se hoje satisfeito, uma vez que esta festa, que é celebrada desde 1996, foi retoma e celebrada com missa, procissão e bênção dos botes.

“Graças ao apoio da Câmara Municipal, estamos a recuperar a festa deste santo padroeiro que tem permitido aos pescadores trazer um sustento para as famílias da Cidade Velha”, sublinhou.

Actualmente, a celebração da festa de São Roque está integrada na Rede Euroafricana de Cidades Patrimónios da Humanidade.

AV/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos