Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Cidade Velha: Cardeal Dom Arlindo Furtado preside à missa da Solenidade de São Tiago Menor na Sé Catedral

 

Cidade da Praia, 02 Mai (Inforpress) – O cardeal Dom Arlindo Furtado preside à eucaristia da Solenidade do padroeiro da Diocese de Santiago, São Tiago Menor, comemorado esta quarta-feira, 03, na Sé Catedral de Cidade Velha da Ribeira Grande de Santiago.

Segundo avançou à imprensa o presidente do Instituto do Património Cultural (IPC), Charles Akibodé, no âmbito na jornada de reflexão denominada “Património religioso na Ribeira Grande de Santiago (Cidade Velha), Património Mundial – entre a salvaguarda e os desafios de valorização”, que decorre na Cidade Velha no Convento de São Francisco.

“Acho que em Cabo Verde não temos a consciência de que Cabo Verde foi um dos primeiros países em África Ocidental que recebeu uma Sé Catedral, portanto para se ter uma Sé Catedral o Papa tem que autorizar a sua construção”, esclareceu.

Lembrou este responsável que a única catedral construída com acordo e bênção do Papa nesse momento na África do Sul de Sahara é a de Cabo Verde, ou seja, a Sé Catedral localizada na Cidade Velha.

Charles Akibodé que falava sobre catedrais, esclareceu ainda que as outras catedrais existentes no país são pró-catedrais que não são catedrais religiosos, mas criadas sem a bênção do Papa.

“Cabo Verde é o ponto de diasporização atlântica da religião e da fé cristã em África. É o primeiro sítio no mundo onde vai haver mais igrejas ou construções religiosas por metros quadrados e habitante”, afirmou, referindo-se a época do século XV e XVII, algo que considerou de “muito raro”.

A Igreja também celebra no dia 03 de Maio, o Dia de São Filipe, que é assim como São Tiago “apóstolo do Senhor”.

Tiago, primo do Senhor, filho de Alfeu, foi bispo de Jerusalém, escreveu uma epístola e levou uma vida de grande mortificação e converteu à fé muitos judeus. Recebeu a coroa do martírio no ano 62.

Já Filipe, nascido em Betsaida, foi discípulo de João Baptista e depois seguiu a Cristo.

A Diocese de Santiago, sob o comando de D. Arlindo, é integrada pelas ilhas de Santiago, Fogo, Maio e Brava.

A Diocese de Santiago de Cabo Verde é a mais antiga do continente africano. Foi criada a 31 de Janeiro de 1532 pela Bula “Pro Excelenti”, o Papa Clemente VII, com sede na igreja paroquial da Ribeira Grande de Santiago.

FM/FP

Infopress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos