Cidade da Praia, 15 Fev (Inforpress) – A Cidade da Praia vai receber este sábado e domingo o IV Fórum Internacional “Educação e desafios antropológicos em Cabo Verde”, para capacitar os agentes da pastoral familiar sobre as questões de género.
O evento é organizado pela Associação dos Professores Católicos de Cabo Verde (APC-CV) para comemorar o IX aniversário da sua criação e que terá como convidados especialistas nacionais e internacionais.
Em declarações à Inforpress, o vice-presidente da ACP- CV, Ricardino Rocha, revelou que paralelamente ao fórum decorria desde terça-feira, 12, até esta sexta-feira, 15, um ciclo de conferências no Centro Paroquial Nossa Senhora da Graça, na Cidade da Praia, destinado a grupo específicos da Comissão Diocesana para a Promoção dos Valores da Família (CDPVF).
Em relação ao fórum, que se inicia este sábado, no Centro Paroquial Nossa Senhora da Graça, na Cidade da Praia, explicou que esta iniciativa partiu de um repto lançado pelo Cardeal Arlindo Furtado para abordar o assunto do género “que está a ganhar grandes proporções no mundo e em Cabo Verde”.
“Por isso, trazemos pessoas que conhecem essa problemática para explicar o que é a igualdade de género e neste âmbito vão estar presentes três especialistas brasileiros na área da Ética e Psicoterapia e cabo-verdianos na área da Psicologia, Sociologia, Antropologia …”, informou.
Ricardino Rocha considerou que a realização desse fórum acontece num momento em que a questão de género está a ser muito falada, sendo que por isso, conforme o responsável, exige um maior esclarecimento sobre a legislação.
“A questão do género ultrapassa o empoderamento das mulheres e nós queremos saber das experiências internacionais em relação à aplicação da legislação “, explicou.
Por isso, sublinhou que o fórum tem como objectivo conhecer e partilhar as ideias político-ideológico da questão de género e reflectir de forma sistemática sobre o papel do professor cristão perante a implementação da igualdade do género nas escolas.
O evento vai contar com a presença da primeira-dama, Lígia Fonseca, da ministra da Educação, Maritza Rosabal, da presidente do Instituto Cabo-verdiano de Igualdade de Género (ICIEG), Rosana Almeida, entre outros convidados para debater a questão de género.
OM/JMV
Inforpress/Fim