Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Cidade da Praia com cinco pisos tácteis para facilitar a circulação de pessoas com deficiência visual

 

Cidade da Praia, 28 Mai (Inforpress) – A Associação de Deficientes Visuais de Cabo Verde (ADEVIC) já implementou na Cidade da Praia cinco pisos tácteis para facilitar a circulação e garantir a segurança pedonal das pessoas com deficiência visual ou com baixa visão.

Os relevos implementados com o apoio de um financiamento da União Europeia no âmbito do projecto “Cabo Verde Vai Ver Melhor os Cegos”, estão a funcionar, segundo indicou à Inforpress o presidete da ADEVIC, Marciano Monteiro, em frente da Caixa Económica no bairro da Fazenda, do INPS, rua dos correios e na zona do hospital da Praia.

Segundo explicou, para localizarem o piso táctil, as pessoas com deficiência visual devem, através da sola dos sapatos ou ponta da bengala detectar o relevo construído, que os informa por exemplo da aproximação de uma passadeira.

“Esses alertas são mais uma ferramenta para a independência das pessoas com deficiência visual a fim de poderem circular sem ter medo ou de pedir apoio dos outros”, enfatizou Marciano Monteiro.

O presidente da ADEVIC garante que o modelo já esta dando frutos e revelou ainda, que   devido ao sucesso desta iniciativa, a Câmara Municipal da Praia que continuar a implementar este modelo de pisos tácteis nas ruas do município da Praia.

Entretanto, o presidente da ADEVIC apela aos autarcas de todo o país a seguirem esse exemplo, advogando que a sua implementação servirá para dignificar a vida das pessoas com deficiência visual enquanto peões.

PC/FP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos