Cidade da Praia, 16 Set. (Inforpress) – O ciclista Eliezer Soares, da região desportiva do sal, venceu esta manhã a prova de contrarrelógio nacional, dos 26 quilómetros, realizada na Cidade da Praia e que marcou o arranque do V Campeonato de Cabo Verde da modalidade.
Internacional cabo-verdiano e que recentemente integrou a selecção cabo-verdiana no Mundial de Glasgow, Eliezer Soares, por sinal elemento da Polícia Nacional, venceu a prova com o tempo de 35 minutos e 05 segundos, relegando Patrick da Veiga, de Santiago Sul, para a segunda posição (35:30), ao passo que Isaías Semedo, de Santiago Norte, fechou o pódio (35:59).
A prova, de acordo com o presidente da Federação Cabo-verdiana de Ciclismo, Marques Mendes, contou com o concurso de 23 dos 25 inicialmente inscritos, em representação de todos os pontos do país, excepção feita aos da Boa Vista, por indisponibilidade dos seus ciclistas.
Dos 23 concorrentes que largaram do Estádio Nacional, houve uma desistência, pelo que 22 cortaram a meta.
Mendes enalteceu a “grande concorrência entre os participantes” nesta prova que teve partida no Estádio Nacional, em Achada de São Filipe, com passagem pela Rotunda Agostinho Alves e São Francisco numa distância de 26 quilómetros.
O V Nacional de Ciclismo terá continuidade neste domingo, 17, com a prova em linha, com tiro de partida na Cidade Velha e meta no Estádio da Várzea, com passagem pela Circular da Praia e localidades de Milho Branco, Barragem de Poilão, Variante São Domingos, e Aeroporto Internacional da Praia, perfazendo uma distância de 113 quilómetros.
Nesta edição, conforme o líder federativo, a federação nacional da modalidade está a aproveitar o evento para a sensibilizar os ciclistas sobre os novos regulamentos implementados, mediante a implementação das novas metodologias, adoptadas pela União dos Ciclistas Internacional (UCI), organização da qual Cabo Verde passou a ser membro integrante.
SR/JMV
Inforpress/Fim