Chuvas: Protecção Civil pede tranquilidade e recomenda medidas de autoprotecção

Cidade da Praia, 05 Set (Inforpress) – O Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB) pediu hoje à população que se mantenha tranquila, mas, no entanto, alerta que adopte as medidas de autoprotecção ajustadas a situações de chuva.

O pedido foi feito em comunicado emitido no seguimento da actualização da previsão meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) para o dia de hoje, que aponta para a continuação de ocorrência de chuvas e aguaceiros em todo o país, com trovoadas ao longo da tarde.

O SNPCB pediu às pessoas que adotem uma condução defensiva, reduzindo a velocidade, para não atravessarem zonas inundadas, de modo a precaver a queda e o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas, bem como para terem especial cuidado com cabos elétricos e com a fixação de estruturas temporárias.

Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas que apresentam maior vulnerabilidade a estes fenómenos e evitar comportamentos de risco que poderão originar acidentes não previstos estão entre os cuidados pedidos.

O Serviço Nacional da Proteção Civil e Bombeiros instou, uma vez mais, às entidades públicas, centrais e locais, particularmente às câmaras municipais sobre a necessidade de assegurarem as medidas necessárias e indispensáveis à elevação do grau de prontidão, assim como a adopção de medidas preventivas que o estado do tempo exige.

O SNPCB promete fazer o acompanhamento permanente do estado do tempo, a sua evolução e monitorização, actualizando e comunicando informações de forma regular e em tempo útil, sempre que a situação assim o exigir.

GSF/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos