Chuvas: Câmara de São Salvador do Mundo abre inquérito para apurar causas do desabamento das obras de Chão Rodrigues (c/áudio)

Achada Igreja, 14 Set (Inforpress) – A Câmara Municipal de São Salvador Mundo, interior de Santiago, vai abrir um inquérito para apurar as causas do desabamento do muro de protecção na localidade de Chão Rodrigues, ocorrido este domingo, após a queda das últimas chuvas.

O anúncio foi feito hoje pelo presidente da câmara, Ângelo Vaz, durante uma conferência de imprensa para pronunciar-se sobre o desabamento dessa obra que provocou corte na via que liga Assomada, Praia e Tarrafal por várias horas desde domingo.

“Neste momento já estamos no terreno e a câmara vai avançar com inquérito para apurar aquilo que esteve na base dessa derrocada. Portanto, vamos fazer levantamento de todos os dados e junto com o Governo e vamos ver o que podemos fazer para voltamos à normalidade”, indicou.

No entanto, descartou a “má qualidade” da obra e evocou “força da natureza”, sustentando que todos viram a quantidade de chuva que caiu nos últimos dias nesse município do interior de Santiago.

“(…) A própria população de Chão Rodrigues acompanhou a abra desde a sua fundação. Foi um trabalho sério e com rigor, mas nem sempre prevemos tudo e agora só o futuro dirá aquilo que de facto poderá ter acontecido (…)”, sustentou o autarca salvadorenho.

Ângelo Vaz que concorre à sua própria sucessão nas eleições de 25 de Outubro, garantiu que o desabamento dessa obra orçada em 16 mil contos não põe em causa a qualidade das demais obras públicas realizadas durante o seu mandato.

Trata-se de uma obra que alberga todo o espaço circundante à escola local, contemplou protecção de muros e calcetamento da estrada, um ‘fitness’ parque para a prática de actividade física e de lazer, bem como a construção de um caminho vicinal que liga a estrada principal – escola.

O autarca que promete divulgar o inquérito assim que for concluído, avançou que de momento o importante é garantir a segurança da população e o acesso, congratulando-se com o facto de não ter havido vitimas e danos nas propriedades de pessoas.

As obras de requalificação urbana e ambiental da localidade de Chão Rodrigues, inauguradas em Novembro de 2019, foram co-financiadas pelo Governo, através do Fundo do Turismo e no âmbito do Programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidades (PRRA), e pela Câmara Municipal de São Salvador do Mundo, num montante de 16 mil contos.

Sobre a escola que fica perto do local de desabamento, disse que a mesma não vai pôr em causa a segurança daquela infra-estrutura escolar.

“Este não é um caso isolado, aconteceu noutros municípios da região Norte, na Cidade da Praia e outras ilhas. Mesmo assim vamos fazer aquilo que nos compete e, posteriormente, vamos mobilizar recursos junto de parceiros para fazermos todo o trabalho e vamos voltar a por de pé o nosso Picos no Coração, se Deus quiser”, disse.

Assegurou que a autarquia tomou todas as medidas que estiveram ao seu alcance para obstruir essa via que é muito movimentada, tendo em conta que, segundo lembrou, a mesma liga Praia, Santa Catarina e Tarrafal.

A mesma fonte destacou o envolvimento da população de Chão Rodrigues, pessoas anónimas que ajudaram na limpeza da estrada, que contou, ainda, com máquinas.

Na ocasião, Ângelo Vaz que diz ter estado no terreno desde a primeira hora do ocorrido, endereçou uma palavra de solidariedade a toda população, sobretudo as famílias que tiverem casa com infiltração, cortes de estradas e as de Chão Rodrigues que viram a obra desabar.

Em Santiago Norte, as chuvas provocaram cortes de estradas em Santa Catarina e Santa Cruz.

Em Santa Catarina, as fortes chuvas deixaram “maior estrago” em Ribeira da Barca, provocando a queda de uma parte do muro de protecção na localidade de Lém Rocha, e provocou algumas fissuras na ponte/passagem aérea e fez ceder parte do parque infantil, nas recém-inauguradas obras de requalificação da orla marítima, orçadas em mais de 27 mil contos.

FM/DR
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos