China vai financiar construção do bloco de maternidade e pediatria do Hospital Baptista de Sousa – ministro

Cidade da Praia, 25 Jul (Inforpress) – O ministro da Saúde, Arlindo do Rosário anunciou hoje que o bloco de maternidade e a pediatria do Hospital Baptista de Sousa (HBS) em São Vicente vão ser financiados pela China no montante de 18 milhões de dólares.

A revelação foi feita hoje pelo governante, na Cidade da Praia, à margem da cerimónia de entrega de donativos de equipamentos hospitalares da cooperação chinesa em Cabo Verde, que assegurou que a primeira pedra será lançada ainda no decorrer deste ano.

“A China é que vai financiar na totalidade e até ao final deste ano o projecto já estará em condições de se iniciar”, referiu o ministro que disse que se trata de um grande projecto” para a região norte do País.

Segundo Arlindo do Rosário, com o término das obras do bloco ambulatorial, com o Centro da Comunidade Terapêutica da Ribeira de Vinha, o projeto de arquitetura do novo centro de saúde de Monte Sucesso e com a construção deste nova infra-estrutura, a região norte passará a ter “um verdadeiro complexo hospitalar”.

Por outro lado, considerou que a cooperação entre a China e Cabo Verde tem sido “exemplar”, uma vez que ao longo desses anos tem ajudado o País a nível da assistência técnica de prestação de cuidados, mas também de formação de intercâmbio.

“Nos também temos enviado funcionários e estudantes para China também para pós-graduação, mas queremos reforçar ainda mais, sendo que há toda abertura da parte da China para o reforço da cooperação. que não passa só pelo sector da saúde”, apontou.

Na ocasião, disse ainda que neste momento as duas partes trabalham, juntamente com o parque industrial de Macau, para a implementação da medicina tradicional chinesa como tratamento alternativo à medicina convencional.

Os materiais doados ao Hospital Agostinho Neto na Praia estão orçados em mais de 4 mil contos.

AV/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos