China vai ajudar Cabo Verde na criação da zona especial da economia marítima na ilha de São Vicente – reitera primeiro-ministro

 

Cidade da Praia, 17 Abr (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, reiterou hoje, na Cidade da Praia, que o Governo conta com o “engajamento firme” do seu homólogo chinês para a criação da zona especial da economia marítima, na ilha de São Vicente.

De acordo com Ulisses Correia e Silva, que falava após a assinatura de um memorando de entendimento entre o Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSi) e a empresa chinesa Huawei Technologies, esse processo encontra-se em andamento.

Adiantou, ainda, que o Governo cabo-verdiano conta igualmente com o apoio da China para o projecto da “Sociedade Segura” e na reabilitação de casas das famílias mais carenciadas.

“São áreas de intervenção económica e social muito fortes, que esperamos que tenham maior desenvolvimento no futuro”, notou o primeiro-ministro, considerando que a cooperação entre Cabo Verde e China se encontra no seu “melhor momento”.

Em relação à parceria ente o NOSi e   a Huawei Technologies disse que se trata de uma iniciativa de “grande alcance”, porque a governação electrónica trata-se de intervenção em áreas fundamentais para o desenvolvimento de Cabo Verde em diferentes domínios.

Acrescentou que esta parceria tem uma ambição “muito forte”, uma vez que Cabo Verde pode ser uma “boa plataforma de entrada de investimentos de tecnologias de informação e comunicação em África, “quer a Ocidental como a Lusófona”.

As relações entre Cabo Verde e China, que remontam ao início da luta pela independência nacional, foram formalizadas a 25 de Abril de 1976, com o estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.

A infra-estruturação, qualificação de recursos humanos, saúde, educação, agro-negócios, novas tecnologias, energias renováveis são as principais áreas de cooperação entre Cabo Verde e China.

OM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos