China lança primeiro módulo de laboratório da estação espacial

Wenchang, Hainan, 24 Jul (Inforpress) – A China lançou neste domingo Wentian, o primeiro módulo de laboratório de sua estação espacial, que funcionará como um backup do módulo principal e uma poderosa plataforma de experimentos científicos.

Segundo a Xinhua, o módulo Wentian tem 17,9 metros de comprimento, um diâmetro máximo de 4,2 metros e uma massa de decolagem de 23 toneladas, de acordo com Liu Gang, vice-projectista chefe do sistema de estações espaciais do programa espacial tripulado da China, subordinado à Academia de Tecnologia Espacial da China.

O foguete transportador Longa Marcha-5B Y3, carregando o Wentian, decolou do local de lançamento de naves espaciais de Wenchang, na costa da Província de Hainan, no sul do país, segundo informou a Agência Espacial Tripulada da China.

A construção da estação espacial chinesa Tiangong deve ser concluída este ano. Em seguida, a estação evoluirá de uma estrutura de módulo único para um laboratório espacial nacional com três módulos – o módulo central, Tianhe, e dois módulos de laboratório, Wentian e Mengtian.

O módulo Tianhe foi lançado em Abril de 2021 e o módulo Mengtian está programado para ser lançado em Outubro deste ano.

Inforpress/Xinhua

Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos