Cidade da Praia, 06 Set (Inforpress) – A Polícia Judiciária (PJ) recebeu hoje da China uma oferta de equipamentos forenses orçados em 15 mil contos para o reforço da capacidade do Laboratório Forense Digital no combate a crimes cibernéticos.
Na cerimónia da entrega dos equipamentos oferecidos pela Embaixada da China em Cabo Verde, nas instalações da PJ em Achada Grande Frente, na Praia, a ministra da Justiça, Joana Rosa, agradeceu o acto e disse ser fruto de uma cooperação estabelecida entre os países no reforço das valências dos órgãos de investigação.
“Porque aquilo que era o ‘modus operandi’ do crime houve uma mudança substancial com as novas Tecnologias de Informação e Comunicação e logo a Polícia Judiciária, enquanto órgão de investigação criminal que ajuda as autoridades na investigação na detecção e prevenção da criminalidade, tem responsabilidade, para além das responsabilidades em matéria de execução política criminal”, sublinhou Joana Rosa.
A ministra afirmou que os equipamentos, com possibilidade de serem deslocados para os locais do crime e que farão parte do Laboratório Forense Digital, vão ajudar os órgãos de investigação criminal, com reflexo directo no funcionamento dos tribunais, no combate à criminalidade com clareza e precisão nos resultados.
Joana Rosa manifestou a intenção de alargar e fortalecer a relação com o governo chinês acreditando ser necessário criar uma comissão técnica com competências na matéria.
“Vamos poder, naquilo que é o próprio quadro do programa do Governo frente ao reforço da investigação criminal, ver e analisar a capacidade e os equipamentos que temos nos laboratórios da PJ e o ‘upgrade’ que temos de dar a alguns equipamentos e o reforço de todo processo de equipamento, de formação dos inspectores, dos técnicos dos laboratórios para que possamos estar muito bem preparados para trabalhar a criminalidade”, afiançou.
O embaixador da China em Cabo Verde, Xu Jie, enalteceu, que apesar da distância entre os dois países, mantêm uma “longa amizade” e uma ligação “muito forte”, fazendo referência à larga comunidade chinesa em todo país.
“A embaixada está a cooperar com os departamentos de Cabo Verde para promover a amizade, para construir conjuntamente a comunidade num futuro compartilhado”, disse, aproveitando para agradecer à PJ por salvaguardar a segurança e interesse da comunidade.
LT/CP
Inforpress/Fim