Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

China entrega a Cabo Verde o novo campus universitário da Uni-CV, “a maior infra-estrutura intangível” do País (c/áudio)

Cidade da Praia23 Jul. (Inforpress) – A República Popular da China procedeu hoje à entrega do novo campus universitário da Uni-CV a Cabo Verde, empreendimento construído de raiz, classificado pelo primeiro-ministro como “a maior infra-estrutura intangível” que se pode ser construído no País”.

O complexo foi entregue a cabo Verde pelo embaixador da China acreditado na Praia, Du Xiaocong, ao Chefe de Governo, que classificou a mais nova infra-estrutura, financiada pela República Popular da China, num orçamento de 5,6 milhões de contos, como “um empreendimento de elevada qualidade, à altura da ambição de Cabo Verde, relativamente à educação de excelência”.

Para Ulisses Correia e Silva, este campus universitário representa um “ponto alto” nas relações entre o arquipélago e a China, não só pelo volume do investimento realizado e pela qualidade da obra, mas sobretudo pelo valor acrescentado que permite criar no sector “mais determinante” do desenvolvimento de qualquer país, a educação.

O Governo, ressaltou, vai continuar a consolidar o processo de universalização e de qualificação do ensino pré-escolar, consolidar a reforma do ensino básico e implementar a reforma do ensino secundário, tanto da via geral como da via técnica.

“A chegada do ensino superior deverá percorrer, cada vez mais, um caminho inclusivo e de excelência em termos de qualidade. Criaremos assim um ciclo virtuoso de qualidade, de excelência, de geração a geração, com jovens cada vez mais preparados, mais capacitados, para frequentarem o ensino superior, para enveredar pela formação profissional, pelo empreendedorismo”, explicitou.

O Chefe do Executivo considerou que mais do qualquer outro sector, a educação afigura-se como um compromisso a longo prazo, alegando que a força e a vitalidade das sociedades dependem da robustez do seu sistema educativo, enquanto a base da criatividade e da inovação.

“Esta é a maior infra-estrutura intangível que podemos construir no País”, destacou o primeiro-ministro, convicto de que o País deu passos seguros no desenvolvimento do ensino superior com participações de sociedade públicas e privadas.

Ainda assim, anunciou o desafio governamental de reestruturar o sector do ensino superior com reforço de elementos estruturantes que garantam a qualidade e sustentabilidade, à procura de soluções de proximidade nas ilhas como respostas especializadas às necessidades locais e regionais.

Localizado na zona do Palmarejo Grande, na Cidade da Praia, o novo campus da Uni-CV alberga 18 edifícios com capacidade para acolher 4.890 estudantes e 476 professores em cada período e ocupa uma área de 28000 metros quadrados.

O complexo dispõe de 61 salas de aula, cinco auditórios com capacidade para 150 lugares cada, oito salas de informática, oito salas de leitura, 16 laboratórios informáticos, 34 laboratórios, um salão multiusos com capacidade para 654 pessoas, edifícios de administração, edifícios pedagógicos, refeitórios, biblioteca, dormitórios, guarita, torre do sino e espaços desportivos.

O lançamento da primeira pedra para a construção do Campus Universitário aconteceu a 20 de Junho de 2017 e passados quatro anos o novo campus universitário destaca-se entre as muitas obras emblemáticas financiadas e construídas pela China no âmbito da cooperação bilateral com Cabo Verde.

SR/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos