China e países africanos prometem reforçar a cooperação no domínio da mídia

Beijing, 25 Ago (Inforpress) – O 5º Fórum de Cooperação entre as Mídia da China e da África foi realizado hoje em Beijing, capital chinesa, com delegados de ambos os lados a concordar em fortalecer ainda mais a cooperação.

Saudando os resultados frutíferos e a experiência valiosa que o fórum obteve desde a sua criação, Huang Kunming, chefe do Departamento de Publicidade do Comitê Central do PCC, pediu à mídia chinesa e africana que desempenhe um “papel importante” no aprofundamento da amizade China-África e fortaleça os laços entre os povos.

Segundo a Xinhua, ele também expressou a esperança de que a mídia desses países acelere a cooperação pragmática e crie activamente na opinião pública internacional um clima de desenvolvimento e colaboração coerentes.

Huang Kunming leu igualmente uma carta que o Presidente Xi Jinping endereçou ao fórum, onde Xi considerou que os meios de comunicação social da China e africanos têm “grandes responsabilidades” em aumentar a confiança e a cooperação mútuas, manter a paz mundial e promover o desenvolvimento mundial.

O Presidente chinês referiu ainda que o fórum desde a sua criação forneceu uma “plataforma importante” para a mídia chinesa e africana para facilitar o diálogo e a cooperação, e desempenhou um “papel activo” na promoção de intercâmbios entre civilizações e no aprofundamento da parceria estratégica abrangente entre a China e a África.

Xi instou a mídia de ambos os lados a continuar a defender o espírito de cooperação amistosa entre a China e a África, trabalhar para promover intercâmbios interpessoais, salvaguardar a equidade e a justiça e promover o desenvolvimento da nova era, promulgar os valores comuns de toda a humanidade e contribuir para a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.

O fórum foi organizado em conjunto pela Administração Nacional de Rádio e Televisão da China, o Governo Popular do Município de Pequim e a União Africana de Radiodifusão. Mais de 240 delegados chineses e africanos de mais de 40 países e regiões participaram do fórum.

Inforpress/Xinhua

Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos