Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

China e ASEAN devem buscar diálogo e parceria para manter paz regional, diz Presidente chinês

Beijing, 22 Nov (Inforpress) – O presidente chinês defendeu hoje que a China e a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) precisam buscar o diálogo e fazer esforços conjuntos para enfrentar vários factores negativos que podem ameaçar ou minar a paz.

Xi Jinping falava durante uma conferência virtual com os dez membros da ASEAN (sigla em inglês) em Celebração do 30º Aniversário das Relações de Diálogo ASEAN-China.

“Devemos ser os construtores e protectores da paz regional, insistir no diálogo em vez do confronto, na parceria e alinhamento, e dar as mãos para lidar com vários factores negativos que ameaçam minar a paz”, precisou Xi.

Segundo aquele estadista, manter a paz é “maior interesse comum” e a aspiração mais desejada do povo de todos os países, pelo que, acrescentou, precisam servir como construtores e guardiões da paz na região.

No seu discurso, Xi Jinping disse ainda que precisam praticar o verdadeiro multilateralismo e manterem-se fiéis ao princípio de que os assuntos internacionais e regionais sejam abordados através da discussão entre todos eles.

“A China opõe-se firmemente ao hegemonismo e à política de poder. Ela busca uma convivência amigável e de longo prazo com os países vizinhos e faz parte dos esforços comuns para a paz duradoura na região”, asseverou.

“A China nunca buscará hegemonia, ainda menos intimidar países menores”, acrescentou o Presidente daquele país asiático.

Inforpress/Xinhua

Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos