China e Arábia Saudita prometem trabalhar em conjunto para promover parceria estratégica abrangente

Riade, 09 Dez (Inforpress) – O presidente chinês, Xi Jinping, e os líderes da Arábia Saudita concordaram na quinta-feira em trabalhar juntos para promover a parceria estratégica abrangente entre os dois países e alcançar um progresso ainda maior.

Durante a reunião com o príncipe herdeiro saudita e primeiro-ministro, Mohammed bin Salman Al-Saud, segundo a Xinhua, Xi disse que a Arábia Saudita é um membro essencial do mundo árabe e islâmico e é uma força independente e vital para um mundo multipolar e um importante parceiro estratégico da China no Oriente Médio.

Nos últimos anos, as relações China-Arábia Saudita mantiveram um crescimento de alto nível, referiu Xi, acrescentando que a situação internacional e regional está a passar por mudanças profundas e complexas, o que apenas aumenta a importância abrangente e estratégica das relações entre os dois países.

A China, ajuntou, considera o desenvolvimento de suas relações com a Arábia Saudita uma das prioridades de suas relações exteriores, e mais particularmente de sua diplomacia no Oriente Médio, e está disposta a trabalhar em conjunto com a Arábia Saudita para permitir que os dois países alcancem seu objectivo de rejuvenescimento nacional e forjar sinergias mais fortes entre suas respectivas iniciativas de desenvolvimento.

O Presidente chinês assegurou ainda que os eu país apoia firmemente a Arábia Saudita na defesa de sua soberania, segurança e estabilidade, bem como na busca de um caminho de desenvolvimento adequado às suas condições nacionais.

Os dois lados, no seu entender, devem construir sinergias entre a Iniciativa do Cinturão e Rota da China e a Visão 2030 da Arábia Saudita e trabalhar juntos para alcançar mais resultados em todas as áreas da cooperação bilateral.

“A China também fortalecerá a comunicação e a coordenação com a Arábia Saudita em questões de política energética, expandirá a escala do comércio de petróleo bruto, consolidará sua cooperação na exploração e desenvolvimento de petróleo e executará o projecto de cooperação energética”, acrescentou Xi.

A indústria e infraestrutura, o comércio nas suas mais diversas valências, a energia limpa, a alta tecnologia e pesquisa e desenvolvimento espacial, a cooperação na aplicação da lei, o combate ao terrorismo e desradicalização são outros dos sectores a reforçar nesta parceria, segundo Xi.

A China, acrescentou, está disposta a trabalhar com a Arábia Saudita para promover a cooperação no ensino da língua chinesa, e decidiu designar a Arábia Saudita como um destino turístico para grupos de visitantes chineses para expandir visitas mútuas e intercâmbios pessoais de ambos os lados.

A China espera ainda trabalhar em conjunto com a Arábia Saudita para tornar a Cimeira China-Estados Árabes e a Cimeira China-GCC marcos reais na história do desenvolvimento das relações China-Árabes e China-GCC, de modo a elevar essas relações a um novo patamar.

Por sua vez, o príncipe herdeiro saudita lembrou que a Arábia Saudita e a China têm relações muito próximas e amigáveis, e a Arábia Saudita é o parceiro cooperativo estratégico abrangente da China no Oriente Médio.

A economia chinesa, observou ele, manteve um crescimento robusto e a Arábia Saudita está se esforçando para alcançar sua Visão 2030. A Arábia Saudita espera trabalhar em conjunto com a China para aumentar o apoio mútuo e levar conjuntamente sua parceria estratégica abrangente para o próximo nível.

A Arábia Saudita, continuou o príncipe herdeiro, adere firmemente ao princípio de Uma Só China, sempre apoia a China na salvaguarda de sua soberania, segurança e integridade territorial, apoia firmemente as medidas e esforços de desradicalização da China e rejeita resolutamente a interferência de qualquer força externa nos assuntos internos da China sob o pretexto dos direitos humanos ou qualquer outro.

A Arábia Saudita dá as boas-vindas ao apoio da China à Iniciativa saudita do Oriente Médio Verde e trabalhará com ela para fortalecer a cooperação em áreas como energia limpa e desenvolvimento verde e para aumentar visitas mútuas e intercâmbios culturais.

O lado saudita espera igualmente que a China continue a ajudar o reino a desenvolver sua capacidade de ensino da língua chinesa e agradece à China por seu apoio à Arábia Saudita para se tornar um parceiro de diálogo da Organização de Cooperação de Xangai, disse o príncipe herdeiro, acrescentando que seu país fortalecerá a comunicação e a coordenação com a China em estruturas multilaterais como o G20 e o BRICS.

Inforpress/Xinhua

Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos