Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Chefes de governo de Espanha e Angola reúnem-se em Luanda

Chefes de governo de Espanha e Angola reúnem-se em Luanda

Luanda, 08 Abr (Inforpress) – O chefe do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, cumpre hoje em Luanda uma visita de trabalho, que tem como ponto mais alto o encontro com o Presidente de Angola, João Lourenço, com vista ao reforço da cooperação entre os dois países.

Pedro Sánchez, que chegou ao país na noite de quarta-feira acompanhado de uma extensa comitiva, incluída por empresários, inicia o seu programa de visita com um Fórum Empresarial Angola-Espanha, no qual deverá fazer a sua intervenção no final.

Após o fórum, Pedro Sánchez segue para o encontro com o chefe de Estado angolano, no Palácio presidencial, à Cidade Alta, onde vão decorrer conversações entre as delegações ministeriais.

De acordo com o programa, está previsto intervenções de Pedro Sánchez e João Lourenço na abertura das conversações.

A assinatura de quatro instrumentos jurídicos, entre acordos e memorandos de entendimento, nas áreas de transporte aéreo, indústria, pesca e agricultura, deverá acontecer no final das conversações, seguindo-se declarações à imprensa de Pedro Sánchez e João Lourenço.

Antes de deixar o país, com destino ao Senegal, o chefe do Governo espanhol vai visitar uma subestação eléctrica, com participação de Espanha, e o colégio salesiano Dom Bosco, ambos em Luanda.

“Queremos transformar esta década na década de Espanha em África”, salientou o chefe do Governo espanhol na semana passada, acrescentando que “Espanha está cada vez mais próxima de África e a África cada vez mais próxima de Espanha e também da Europa”.

Na altura Sánchez apresentou o plano “Foco África 2023” que espera que marque um ponto de viragem nas relações de todo o tipo com o continente africano, a fim de alcançar uma nova parceria estratégica em que Madrid possa liderar a acção da União Europeia com esta parte do mundo.

Luanda é a primeira etapa de uma curta deslocação a África que levará Pedro Sánchez também ao Senegal na sexta-feira.

Inforpress/Lusa

Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos