Cidade da Praia 20 Jun (Inforpress) – Os Chefes de Estado da CEDEAO decidiram reduzir de 15 para sete o número de comissários da comunidade e que cada grupo linguístico terá sempre um representante na comissão, avançou o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.
A decisão saiu da 59.ª sessão ordinária da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que decorreu no sábado, 19, em Accra, no Gana e cujo tema central foi a reforma institucional da organização.
“Vai haver uma redução de comissários, mas mantém-se o princípio da rotatividade o que quer dizer que cada estado membro poderá ter sempre um representante em uma das instituições comunitárias, ou seja se não tiver um comissario poderá ter um auditor geral, um juiz, ou um membro da gestão comunitária”, referiu.
Jorge Carlos Fonseca que falava à Radio de Cabo Verde (RCV), disse que cada grupo linguístico terá sempre um representante a nível da comissão, provavelmente a Guiné-Bissau manterá o seu comissário e Cabo Verde não tendo terá um representante nas instituições.
Por outro lado, os Chefes de Estado decidiram que o presidente do Gana irá manter-se na presidência da conferência do Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO por mais um ano, e ficou em aberto a possibilidade de um dos Chefes de Estados dos países lusófonos, ou seja, Cabo Verde e Guiné-Bissau assumirem a presidência da comunidade logo a seguir à presidência do Gana.
Durante o encontro foi consensualizado ainda as regras para as candidaturas da comunidade para a presidência da União Africana.
À margem da conferência, Jorge Carlos Fonseca teve um encontro com o antigo primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada, onde falaram sobre a situação política nos dois países.
O Presidente da República teve ainda a oportunidade de se reunir com um pequeno grupo de cabo-verdianos residentes em Accra, encontro esse que contou com a presença de autoridades ganeses, empresários, diplomatas de países amigos.
Para este domingo, Jorge Carlos Fonseca tem agendado um encontro com o antigo primeiro-ministro e candidato a Presidente de São Tomé e Príncipe, Posser da Costa, e de seguida parte para a Guiné-Equatorial, para uma visita oficial, enquanto Presidente de Cabo Verde e Presidente em exercício da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
AV/HF
Inforpress/Fim