Search
Generic filters
Filter by Categories
Ambiente
Cooperação
Cultura
Economia
Internacional
Desporto
Politica
Sociedade

Chefe de Estado vai à cerimónia de entronização do novo imperador do Japão e à I Cimeira Rússia-África

Cidade da Praia, 21 Out (Inforpress)  – O Presidente da República desloca-se terça-feira, 22, ao Japão e à Federação Russa para participar na cerimónia de entronização do novo imperador do Japão, o imperador Naruhito, e na I Cimeira Rússia-África, em Soshi, respectivamente.

De acordo com uma nota de imprensa da Presidência da República, Jorge Carlos Fonseca vai ao Tóquio esta terça-feira a convite das autoridades nipónicas, para participar na cerimónia de entronização do novo imperador do Japão, o imperador Naruhito.

O evento está agendado para às 13:22 (locais, devendo o Presidente da República, durante a sua curta estada nesse país asiático, manter encontros com o novo imperador e com alguns homólogos presentes na referida cerimónia.

Jorge Carlos Fonseca far-se-á acompanhar pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, e pela embaixadora de Cabo Verde em Tóquio, Tânia Romualdo.

Esta será a segunda vez que os dois chefes de Estado estarão juntos, após o encontro em Março de 2017, em Brasília (Brasil), por ocasião do Fórum Internacional sobre a água.

De Tóquio, o Presidente da República partirá na quarta-feira, 23, para Sochi, na Rússia, para participar na I Cimeira Rússia-África, a convite dos seus homólogos Vladimir Vladimirovich Putin, (presidente da Federação Russa, co-presidente da Cimeira) e Abdel Fattah Al-Sisi, na qualidade do presidente do Egipto e presidente em exercício da União Africana, também co-presidente da cimeira.

Durante a Cimeira Rússia-África, o Jorge Carlos Fonseca proferirá um discurso no dia 24, a partir das 11:00 (locais), estando agendados encontros bilaterais com os chefes de Estado da Federação Russa, Vladimir Putin, do Egipto e presidente em exercício da UA, Abdel Fatah Al-Sisi, e com o presidente do Níger e presidente em exercício da CEDEAO. Mahamadou Issoufou.

Da agenda contam ainda encontros bilaterais com os presidentes das repúblicas de Angola, João Lourenço, e do Senegal, Macky Sall.

Para a Cimeira Rússia-Africa, o Presidente da República far-se-á acompanhar pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades e pelo director Nacional da Política Externa, bem como pela conselheira diplomática, Clara Delgado.

SR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos