Chefe de Estado preside este sábado na cidade da Praia ao acto central comemorativo do Dia das Nações Unidas

Cidade da Praia, 23 Out (Inforpress) – O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, preside na manhã deste sábado, 24, em Achada Mato, zo acto central comemorativo do Dia das Nações Unidas e do 75º aniversário de sua criação, na cidade da Praia.

A coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas (ONU) em Cabo Verde, Ana Graça, já havia anunciado a presença de Jorge Carlos Fonseca, no acto comemorativo do 75º aniversário desta organização internacional, a ser assinalado na Praia.

A diplomata informou ainda que estão previstas a realização de um pequeno evento, associando os jovens à pintura urbana e às mensagens do desenvolvimento sustentável.

Na quinta-feira, o Chefe de Estado, numa publicação efectuado na sua página oficial da rede social Facebook confirmou, indicando ainda que o acto central irá acontecer no bairro de Achada Mato.

A ONU nasceu oficialmente em 24 de Outubro de 1945, após a 2ª Guerra Mundial e os assombros do nazismo. A entidade surgiu a partir da Carta das Nações Unidas, elaborada meses antes por 50 países. A primeira Assembleia Geral ocorreu em 1946 e, desde então, acontece anualmente.

A entidade é separada por órgãos fundados em sua criação: a Assembleia Geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Econômico e Social, o Conselho de Tutela, o Tribunal Internacional de Justiça de Haia e o Secretariado das Nações Unidas.

Há também 26 sectores ligados à ONU, como programas, agências e fundos. Entre eles, estão a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional (FMI), a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

GSF/DR

Inforpress/Fim

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos