Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Chefe da OIM em Cabo Verde considera “histórico” encontro para validação dos IGM

Cidade da Praia, 23 Set (Inforpress) – A chefe da missão da Organização Internacional para as Migrações (OIM) em Cabo Verde considerou “histórico” o encontro intersectorial realizado para a apresentação da consulta e validação dos Indicadores da Governança da Migração (IGM).

Quelita Gonçalves teceu essas considerações em declarações à Inforpress, à margem da apresentação do IGM que teve lugar, esta manhã, numa das salas de reunião do Palácio do Governo, na Cidade da Praia.

“O exercício que estamos a ultimar com a apresentação do relatório de Indicadores da Governança da Imigração é uma iniciativa global que está sendo implementada pela OIM em parceria com o escritório dos EUA para população, refugiados e migrações”, disse.

Cabo Verde, segundo afirmou, foi convidado com o propósito de fazer o exercício e ter, assim, um retrato do que é a gestão da imigração no país.

No total, explicou, são 90 indicadores desenvolvidos, ou seja, uma matriz que recolhe todos os dados e, a partir daí, preparar o relatório.

Conforme Quelita Gonçalves, com esta reunião intrassectorial a OIM irá colher os últimos contributos das instituições que estão a trabalhar com a questão transversal da imigração para completar o IGM.

“Cabo Verde em termos de gestão de imigração é um país de referência e muitos esforços têm sido feitos no sentido de melhor acolher e tratar. Na prática, temos assistido a um constante esforço de todos em trabalhar as questões de imigração”, disse, apesar de reconhecer a existência de alguns desafios.

Quelita Gonçalves anotou ainda, que a partir deste encontro e com a validação dos IGM poder-se-á traçar planos que podem complementar o que ainda precisa ser feito em Cabo Verde quanto às boas práticas voltadas para as migrações.

De uma forma geral, admite que a OIM está satisfeita com o que Cabo Verde conseguiu alcançar em matéria de gestão das migrações.

PC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos