Chefe Ália Santos quer levar temperos de Cabo Verde ao mercado internacional

Cidade da Praia, 24 Nov (Inforpress) – A chefe Ália Santos lança oficialmente no dia 14 de Dezembro, na Biblioteca Nacional, na Praia, seu primeiro livro de receitas intitulado “Temperos da Chef Ália”, escrito nas línguas portuguesa e inglesa, almejando internacionalizar os temperos cabo-verdianos.

Em declarações à Inforpress, Ália Santos avançou que “Temperos da Chef Ália” – O saber e os sabores de Cabo Verde, constitui um “sonho de longa data” enquanto cozinheira, tendo frisado que desenvolveu a paixão pela área desde criança.

“Sempre gostei de cozinhar e é na cozinha que me sinto bem, então quis colocar o que aprendi ao longo dos tempos num livro tudo, que serviria de consulta não só para minha família, filhos, mas também para todas as pessoas que amam a nossa culinária”, sintetizou.

Com cerca de 100 receitas escritas em inglês e português, maioritariamente cabo-verdianas, mas algumas internacionais, a autora explicou que este é um livro que quer ver para além das fronteiras nacionais, ou seja, que atinja o mercado internacional.

“Porque temos muitos emigrantes que muitas vezes têm saudades da comida da terra, e por vezes querem aprender como fazer um bom prato de forma mais simples e sem muito esforço. É um livro para pessoas que gostam da nossa culinária e está nas duas línguas para facilitar as pessoas que não falam a nossa língua oficial”, realçou Ália Santos.

Por isso, precisou, após o lançamento, o livro será alocado nas cadeias de lojas FNAC em Portugal e Amazon para compra ‘online’.

Ália Santos especificou ainda que são receitas desde entradas a pratos principais, sopas, vários tipos de pratos de peixe, de carnes, feijoadas, arroz de marisco, massas, entre outros.

A chefe de cozinha falou ainda das dificuldades que teve para lançar o livro, devido também ao “fraco” patrocínio, daí que o custo ficou um pouco mais avultado por ser, igualmente, um livro todo ilustrado.

Ália Santos avançou ainda que tem já escrito um outro livro só de sobremesas e petiscos, pelo que espera bom resultado do “Temperos da Chef Ália” para poder lançá-lo.

TC/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos