Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

CERMI realiza seminário “Promoção da Energia Solar Térmica para aquecimento de Água e desenvolvimento de competências”

Cidade da Praia, 03 Nov (Inforpress) – O CERMI realiza no próximo dia 9, o seminário “Promoção da Energia Solar Térmica para aquecimento de Água” visando promover o desenvolvimento do mercado nacional de energia solar térmica e a capacitação de profissionais e técnicos nesta área.

Em declarações à Inforpress, o coordenador da Unidade de Formação e de projectos do Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial – CERMI, Edson Mendes, explicou que o referido projecto é financiado pela cooperação espanhola cuja implementação é feita através da Direção Nacional de Indústria, Comércio e Energia através do CERMI.

O projecto, de acordo com este responsável, assenta em algumas actividades macro, nomeadamente a elaboração de estratégias visando impulsionar o mercado de sistemas de energia solar térmica para aquecimento de água.

“Trata-se de um seminário de socialização e divulgação dos resultados do projecto da energia solar térmica que visa o desenvolvimento do mercado de energia solar térmica em Cabo Verde e a capacitação de profissionais e técnicos nacionais neste domínio, garantindo a segurança e confiança do mercado e estimulando a adoção destas tecnologias”, afirmou.

Edson Mendes defendeu, neste sentido, a necessidade de se apostar no desenvolvimento das energias renováveis e na capacitação de técnicos para responder aos desafios do sector, adiantando, por outro lado, que o seminário envolve 15 técnicos que terão oportunidade de participar na implementação de projectos demonstrativos.

“Os formandos farão a instalação de equipamentos de energia solar térmica em alguns empreendimentos turísticos e esses projectos vão servir de plataforma para dinamizar novos investimentos tanto do sector privado como público”, disse.

No seu entender, Cabo Verde tem muitas potencialidades no que se refere à energia solar térmica, advogando, entretanto, que em termos de massificação a tecnologia precisa ser melhor difundida e utilizada por grandes consumidores do sector público e privado, isto tendo em conta o custo da energia elétrica aplicada no arquipélago.

Conforme elucidou, o projecto de energia solar térmica para aquecimento de água contempla as ilhas de Santiago, Sal, São Vicente e Boa Vista, afirmando por outro lado, que o balanço é positivo e com garantias de haver bons resultados futuramente.

CM/FP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos