Cerca de 90 obras bibliográficas seleccionadas no âmbito do Plano Nacional da Leitura – responsável

Cidade da Praia, 23 Abr (Inforpress) – Cerca de 90 acervos bibliográficos já foram seleccionados para integrar o Plano Nacional da Leitura (PNL), cujo site ainda está em construção, adiantou hoje a directora nacional da Educação.

Eleonora Sousa, que falava à Inforpress, no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Livro, que se assinala hoje, disse que neste momento se está em fase de concepção deste plano, que envolve o Ministério da Educação e o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, coordenado pela Biblioteca Nacional de Cabo Verde.

“Neste momento, já temos o levantamento das obras recomendadas no âmbito deste plano e o catálogo de divulgação das mesmas. O site e o logo estão em construção, portanto, estamos nesta fase antes de avançarmos com a sensibilização junto da comunidade cabo-verdiana, e os escritores já foram informados que as suas obras constam da lista das obras recomendadas”, adiantou.

Eleonora Sousa informou que foram identificadas cerca de 90 obras, sendo que a grande parte é da literatura cabo-verdiana e que as biografias identificadas foram divididas em faixas etárias, isto é, de 0 a 6anos, dos 6 a 12, dos 12 a 16 e de maiores de 16 anos.

Questionado para quando o site estará operacional, a mesma fonte referiu que é um processo que leva o seu tempo, entretanto, garantiu, que está a “caminhar bem”.

O Plano Nacional de Leitura, criado em 2017, é uma iniciativa do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e do Ministério da Educação e visa apresentar um conjunto de estratégias e acções, para aumentar os níveis de literacia e os hábitos de leitura e escrita no País.

Na altura da assinatura do despacho conjunto com a antiga da ministra da Educação, Maritza Rosabal, o ministro da Cultura, Abraão Vicente, avançara que o Plano é composto por “um conjunto de estratégias e acções para desenvolver competências no domínio da leitura e da escrita, bem como alargar e aprofundar hábitos de leitura na sociedade cabo-verdiana, com maior incidência na população escolar.”

Entre as acções está a promoção da leitura em ambiente escolar, de forma orientada na sala de aula, bem como outros projectos orientados para o contexto da escola, da família, das comunidades locais e população em geral.

AM/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos