Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Cerca de 60 reuniões bilaterais agendadas no quadro da missão empresarial alemã de energia à Cabo Verde

Cidade da Praia, 16 Nov (Inforpress) – Cerca de 60 reuniões bilaterais estão agendadas no quadro da VII missão empresarial alemã de energia à Cabo Verde, que decorre de hoje até ao dia 19, paralelamente à Feira Internacional de Cabo Verde (FIC).

A informação foi avançada hoje pelo director executivo adjunto da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, Paulo Azevedo, no final do VII Simpósio Germano-cabo-verdiano de energia, que marcou o início da missão empresarial com foco na questão da eficiência energética, incluindo as energias renováveis em edifícios em Cabo Verde.

Conforme indicou, o evento, realizado na plataforma digital zoom, foi oportunidade para fomentar o diálogo com troca de experiências, apresentação de soluções, sempre em prol daquilo que são os benefícios mútuos dos dois lados, seja da oferta como da demanda.

“Conhecemos aqui soluções de dessalinização, aquecimento fotovoltaico, armazenamento, iluminação, até chegamos ao ponto da gestão de resíduos com aproveitamento energético e todas essas soluções, entendemos hoje aqui que estão em linha com os objectivos e as estratégias traçadas pelo país para essa tão proclamada e chamada transição energética”, disse.

O director executivo adjunto da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã considerou que o tema foi abordado na “altura certa”, pelo que acredita que as soluções geradas durante o encontro poderão ser cruciais para o desenvolvimento positivo do sector energético.

A missão prossegue nos próximos dias com as reuniões bilaterais entre as empresas cabo-verdianas e alemãs.

Paulo Azevedo acredita que durante os encontros vai ser possível não só conhecer as expectativas de cada parte, mas também perspectivar o equilíbrio entre a oferta daquilo que são as soluções tecnológicas apresentadas pelos alemães e as exigências e os desafios do mercado cabo-verdiano.

O director nacional para Indústria, Comércio e Energia, Rito Évora, vê com bons olhos esse interesse dos alemães em desenvolver parceria com empresários cabo-verdianos para a implementação de projectos em Cabo Verde.

Rito Évora adiantou que há um todo um trabalho desenvolvido a nível da regulamentação e da legislação necessárias, sendo que agora é a fase da implementação das parcerias internacionais.

“A Alemanha tem uma grande expertise nesta área e que pode ser muito importante para os parceiros nacionais. Há empresas alemãs que já têm projectos concretos em Cabo Verde implementados ou em fase de implementação. O segundo dia do workshop tem a ver com negociações bilaterais, abrindo oportunidades para a eficiência energética no âmbito da estratégia global para a transição energética”, realçou.

Durante o evento seis empresas alemãs fornecedoras de equipamentos e prestadoras de serviços apresentaram os seus serviços, as propostas e soluções inovadoras, bem como possíveis domínios de cooperação com empresas em Cabo Verde.

O tema do próximo simpósio Germano-cabo-verdiano de energia será a gestão inteligente das redes e diversificação de armazenamento.

MJB/CP

Inforpress/fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos