Cerca de 500 são-tomenses em Cabo Verde vão votar pela primeira vez nas eleições legislativas

Cidade da Praia, 23 Set (Inforpress) – Cerca de 500 santomenses radicados em Cabo Verde vão participar pela primeira vez nas eleições legislativas de São Tomé e Príncipe, marcada para este domingo, 25.

Em declarações à Inforpress, a vogal da comissão nacional de São Tomé e Príncipe e Diáspora em Cabo Verde, Guedson Rompão, garantiu que neste momento todas as condições estão criadas para que o sufrágio do próximo domingo possa acontecer com “maior tranquilidade e sem sobressaltos”.

Segundo o mesmo, vão estar disponíveis três mesas de votos, uma na Embaixada de São Tomé e Príncipe, na Cidade da Praia, uma no Centro Cultural de Santa Catarina (Santiago) e a terceira na Escola Nova de Espargos, na ilha do Sal.

“Infelizmente e devido a questões de logística não vamos ter mesa na ilha da Boa Vista para garantir a participação dos 17 eleitores inscritos ali”, apontou este responsável, que explicou que todos aqueles que têm meios e recursos podem exercer o seu direito de voto na ilha do Sal.

Atualmente em Cabo Verde estão inscritos 481 eleitores.

“Temos percebido que há um interesse por essas eleições por ser a primeira e da nossa parte todas as condições estão garantidas para que no dia 25 os cidadãos possam aceder aos seus círculos eleitoral e exercer o seu direito de votos”, disse.

Neste âmbito, foi ministrada uma acção de capacitação de 21 a 23 deste mês para 15 formandos que vão estar presentes nas mesas de votos.

As mesas abrem às 06:00 de Cabo Verde (08:00 em São Tomé e Príncipe) e encerram às 16:00.

Mais de 120 mil eleitores, incluindo a diáspora, estão recenseados para votar nestas eleições, às quais concorrem dez partidos e uma coligação: Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe / Partido Social Democrata (MLSTP/PSD), Acção Democrática Independente (ADI), Basta, Movimento Democrático Força da Mudança/União Liberal (MDFM/UL), União para a Democracia e Desenvolvimento (UDD), CID-STP, Muda, Partido Novo, Movimento Partido Verde, Partido de Todos os Santomenses (PTS) e a coligação Movimento de Cidadãos Independentes/Partido Socialista/Partido da Unidade Nacional.

As eleições legislativas elegem 55 deputados à Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe. A ADI foi o partido mais votado nas eleições de 2018, elegendo 25 deputados, seguida pelo MLSTP/PSD, que conseguiu 23 assentos.

AV/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos