Cerca de 45 jovens e adultos recebem formação em Escrita Criativa na cidade da Praia

Cidade da Praia, 09 Mar (Inforpress) – Quarenta e cinco formandos da cidade da Praia iniciaram hoje uma acção de capacitação em Escrita Criativa, visando despertar nos jovens o interesse pela escrita e pela literatura infantojuvenil.

O formador, escritor e professor da literatura Miguel Gullander explicou que o curso, de 20 horas, tem por objectivo fornecer aos participantes ferramentas e técnicas que lhes permitam chegar à sua “voz interior” e colocá-la em prática na hora de escrever.

O curso, que tem ainda como intuito construir narrativas para um público infantil, juvenil e adulto, é destinado a escritores, profissionais na área da educação, artistas e pessoas com interesse e motivação na área da literatura infantojuvenil.

“Importa lembrar que essa oficina é dirigida para as pessoas que queiram escrever e queiram usar a escrita para exprimirem as suas criatividades e escrever o que se chama ‘belas-letras´”, precisou o formador.

Sem avançar uma data concreta, Miguel Gullander avançou que para o futuro pretendem fazer mais oficinas deste género, que serão anunciadas posteriormente, na página oficial do Centro Cultural Português da Praia.

Por seu turno, o formando Rui Fonseca considerou esta formação como “uma mais valia”, uma vez que vai ajudá-los na escrita dos seus poemas, tanto a nível intelectual ou emocional.

“Vou aproveitar o máximo essa formação para adquirir mais conhecimento sobre a escrita, porque gosto de escrever e já tenho alguma poesia escrita”, explicou.

Uma outra formanda, Noemi Mendes, disse também que vai tirar o maior proveito desta formação e enriquecer seus conhecimentos, a fim de obter mais bagagens para a escrita futuramente.

Por fim, um outro formando, Paulo Veríssimo avançou também que a sua expectativa é aperfeiçoar o seu nível de escrita.

“Vim frequentar esta formação com interesse de aprender mais sobre a escrita criativa, uma vez que pretendo produzir conteúdos literários para a população jovem, por isso vi que essa é uma boa oportunidade para mim”, precisou o formando.

Esta formação já foi anteriormente ministrada na ilha de São Vicente e em Assomada.

O curso é gratuito e os interessados podem inscrever-se através da proculturacaboverde@gmail.com. Decorre nas instalações do Centro Cultural Português da Praia, de 09 a 16 do corrente.

O Procultura é uma acção do Programa Indicativo Multianual PALOP – Timor-Leste e União Europeia, financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P. e cofinanciada pela Fundação Calouste Gulbenkian.

DG/JMV

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos