Cerca de 150 empresários chineses em encontro para a cooperação económica com países de língua portuguesa

 

Cidade da Praia, 05 de Jun (Inforpress) – O encontro empresarial entre a China e os países de língua portuguesa, a  realizar-se de 16 a 18 de Junho, na Cidade da Praia,  conta com cerca de 400 participantes, dos quais 150 vêm do gigante asiático.

Este anúncio foi feito hoje, em conferência de imprensa, na Cidade da Praia, pela presidente da Cabo Verde TradeInvest, Ana Barber, que explicou que este evento enquadra-se na estratégia do Governo para a promoção do investimento privado em Cabo Verde e criação de empregos.

A presidente da Cabo Verde TradeInvest considera que  a participação chinesa, em “bom número,” significa um “interesse” dos empresários do gigante asiático por Cabo Verde.

Os mercados da Comunidade Económica para o Desenvolvimento da África Ocidental (CEDEAO), de que Cabo Verde faz parte, dos Estados Unidos da América, no quadro do AGOA (Lei de Crescimento e Oportunidades  para a África) e o mercado europeu, tendo em vista o acordo de Parceria Especial entre o arquipélago e a União Europeia surgem como atractivos para os chineses.

Durante o encontro da Cidade da Praia,  serão realizados workshops em que cada participante terá  a ocasião de apresentar as oportunidades de negócios, assim como a possibilidade de investimento que o seu país oferece.

Está  previsto o desenvolvimento de alguns painéis, como a economia azul  e sector das pescas, financiamento ao sector privado, industrialização e como Cabo Verde como plataforma para a facilitação de negócios entre a China e os países de língua portuguesa, apresentação do fundo de desenvolvimento do fórum de Macau, pela CDB Capital.

Ainda no quadro deste encontro empresarial vão ser realizadas visitas de estudo à ilha de São Vicente e à Cidade da Praia, onde os participantes terão a ocasião de conhecer várias empresas e locais turísticos.

Os empresários não vão ficar apenas pelo encontro, pois do programa consta ainda um evento cultural no espaço Hangar7, na Cidade da Praia.

Este encontro é organizado pela Cabo Verde TradeInvest/Ministério da Economia e Emprego, tendo como co-organizadores o Conselho para a Promoção do Comercio Internacional da China (CCPIT) do Instituto de Promoção do Comércio e de Investimentos de Macau (IPIM).

Estão igualmente envolvidas neste evento empresarial instituições como o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de Cabo Verde, Câmaras do Comércio e Serviços do Sotavento e do Barlavento, Feira Internacional de Cabo Verde (FIC), espaço onde vai decorrer o encontro, Câmara de Comércio e Indústria de Angola, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Agência de Investimento da Guiné-Bissau, Centro de Promoção de Investimentos de Moçambique, Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, TradeInvest  Timor-Leste.

LC/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
[wd_asp elements='search' ratio='100%' id=2]
    • Categorias

  • Galeria de Fotos