Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Centro de protecção e cuidados dos animais entra em funcionamento em Setembro – técnico

 

Cidade da Praia, 26 Ago (Inforpress)- O centro de protecção e cuidados dos animais, da Associação Bons Amigos, avaliado em 30 mil contos entra em funcionamento em Setembro próximo, revelou à Inforpress o técnico da instituição.

Madueno Cardoso, técnico da Associação Bons Amigos, avançou que o projecto pretende ser um espaço dedicado aos animais abandonados e não só, mas também de sensibilização e educação sobre direitos e cuidados a ter com os animais.

Explicou que a conclusão da obra estava prevista para Março, mas prolongou-se para Setembro uma vez que o lote de terreno para a estrutura foi aumentado de 200 metros quadrados para 700 metros quadrados.

“Este projecto é uma aposta da Associação Bons Amigos, e graças ao apoio e doações de empresas, instituições e organizações nacionais o centro de protecção e cuidados dos animais vai começar a sua actividade em Setembro próximo”, precisou o técnico, que assegurou que o novo espaço constituído por dois pisos fica localizado na zona de Achada Grande Trás e representa um investimento de 30 mil contos.

Segundo o responsável, neste momento a obra está na fase de acabamento e conclusão e “se tudo correr bem” a parte clínica que fica no primeiro piso começa a funcionar no próximo mês, e a parte administrativa ficará pronta até o final do ano.

“A parte clínica será constituída por salas de alojamento de animais, de cirurgias, de consultas, raio X, internamento infectocontagioso, análises, e a área administrativa terá sala multiuso, de acções de sensibilização, conferência e apartamentos T1, que irão servir para receber e acolher voluntários de instituições internacionais que a associação tem recebido ao longo do ano”, explicou.

Madueno Cardoso disse que a ideia da Associação Bons Amigos é fazer com que o centro de tratamento e cuidados dos animais seja um espaço de tratamento e protecção, de sensibilização e de educação, sendo que a política da instituição é criar e receber animais para tratamento, não tornar o espaço em depósitos de animais quando os donos não os querem mais.

“Queremos que as pessoas tenham mais responsabilidades ao cuidar dos respectivos animais”, advogou, indicando que por dia atendem cerca de 30 cães e gatos e que com a nova estrutura o número irá duplicar.

Outro aspecto que considera “preocupante” é o número de profissionais, sendo que neste momento são apenas nove que, no seu entender, é “muito pouco” para dar respostas à demanda na capital do país.

Entretanto assegurou que para ultrapassar este constrangimento, a associação tem recebido voluntários de países e organizações internacionais que têm colaborado nos projectos com prestação de serviços e doações.

A Associação Bons Amigos foi fundada em 2000 pela austríaca Henriete Wilker e tem sede em Ponta de Água, na Cidade da Praia. A acção começou neste bairro e depois alastrou-se para outras localidades da capital.

A associação promove o apadrinhamento e adopção de animais de rua e recebe, todos os anos, uma equipa de médicos veterinários de várias nacionalidades, levando a cabo campanhas de castração gratuitas, com especial enfoque nos cães vadios.

AV/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos