Search
Generic filters
Filter by Categories
Ambiente
Cooperação
Cultura
Economia
Internacional
Desporto
Politica
Sociedade

Centro de Língua Portuguesa incita ensino da língua na Universidade de Cabo Verde

Cidade da Praia, 06 Nov (Inforpress) – O Centro de Língua Portuguesa cumpriu hoje 20 anos a contribuir para o fomento do ensino da língua portuguesa na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), sobretudo no desenvolvimento de programas de formação em língua de Camões.

A afirmação é da directora do Centro de Língua Portuguesa na Universidade de Cabo Verde, Mariana Faria, em declarações à imprensa, na Cidade da Praia, no âmbito da comemoração do vigésimo aniversário do centro.

“Nós temos desenvolvido um percurso, sobretudo vocacionado para o desenvolvimento de programas de formação em língua portuguesa considerando um público diferenciado e direcionados para o público infantil, adolescentes e jovens estudantes universitários”, disse.

Para a responsável pelo Centro de Língua Portuguesa na Uni-CV que considera existir, ainda, múltiplos desafios perante o ensino e aprendizagem da língua portuguesa, hoje se fala mais e melhor a língua de Camões em Cabo Verde.

A língua portuguesa, enquanto um património partilhado, segundo Mariana Faria, é policêntrica, que se assume como língua ponte, e, que dá acessos a oportunidades, e que permite, em harmonização com as línguas nacionais dos países que constituem a comunidade, abraçar outros exercícios e projectos.

No que se refere ao futuro acredita ser “sorridente”, com perspectivas animadores e concretização de oportunidades objectiva e de um crescente número de oportunidades de carreira em língua portuguesa.

“Temos constatado o crescimento de projectos, interesses na frequência de cursos de português como língua segunda, estrangeira e como língua de herança junto das diversas comunidades que comunicam no nosso mundo”, afirmou.

Face ao desafio que se coloca a língua portuguesa no contexto da língua materna, Mariana Faria sublinhou que tal desiderato estimula o desenvolvimento de programas de aprendizagem do português em contexto multilíngue e multiculturais.

O Camões – Centro de Língua Portuguesa, na Cidade da Praia, foi criado em 1999, ao abrigo de um protocolo de cooperação firmado entre o antigo Instituto Superior de Educação (ISE) e o Instituto Camões.

Em 2019, Cabo Verde e Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, assinalam 20 anos de ‘djunta-mon’ (união de esforços) em prol da educação e da formação de professores de língua portuguesa no contexto cabo-verdiano.

PC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos